ANÁLISE DE CANCER DE PELE USANDO SMARTPHONE

 A cada dia, surgem apps smartphones com funções inusitadas. A mais nova, é a capacidade de detectar câncer de pele. Desenvolvido na Universidade de Houston (por George Zouridakis) o app DermoScreen alcançou taxa de acerto de 85% na detecção da doença.

LENTES DERMOSCÓPICAS
Imagem microscópica de câncer de pele Para funcionar, o app usa lentes dermoscópicas, que custam cerca de 500 dólares, devem ser acopladas ao smartphone. 

 O app auxilia mas não substitui o médico na hora de confirmar diagnóstico do câncer de pele. Em maturação desde 2005, está sendo pensado para áreas rurais e países em desenvolvimento. 

MODO DE USO
 A ideia é tirar uma foto de um sinal suspeito ou lesão, e esperar analise através do aplicativo, e alguns segundos depois, o resultado determina se é cancerígeno ou não. A ideia é de certa maneira, permitir uma rápida e barata triagem para milhões de pessoas que não têm acesso a médicos especialistas.

 De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 2 milhões de casos de câncer de pele são registrados todos os anos. Mas um em cada três pacientes diagnosticados com a doença morre.



 Este app é um cruzamento de engenharia, física, biologia, ciência de computação e medicina. Porém ainda esta em fase inicial, mas será comercializado em breve. Os investidores já mostram interesse nesta tecnologia à mais de um ano, depois de uma equipa de estudantes de empreendedorismo da Universidade de Wolff realizar um plano de negócios que ganhou o grande prémio nos California Dreamin’, em 2013.



Comentários
0 Comentários

Postar um comentário