O Parque Estadual do Utinga (Peut) possui visitas acompanhadas, que podem ser feitas de segunda à sexta-feira, de 08h às 16h, sábados e domingos de 08h ás 12h, entretanto o parque abre às 6h para os interessados em caminhadas ao ar livre, passeio de bicicleta, patins e atividades similares que não necessitam de monitores.
Grupos de no mínimo 7 pessoas e no máximo 35 podem agendar visita acompanhada por monitores do Peut, sendo que no turno da manhã é permitido o agendamento de no máximo 3 grupos, sendo que apenas dois (02) grupos podem ser marcados com condução do Parque, instituições publicas ( sem fins lucrativos). E no turno da tarde 2 grupos, sendo um grupo com condução do Parque e o outro com condução própria. Nos finais de semana temos visitações com o acompanhamento de monitores, porém sem disponibilidade de condução do Parque.
Trilha da Mariana - uma trilha muito utilizada pela população. A entrada e saída da trilha são feitas pela estrada que dá acesso a uma estação da COSANPA (Estação de Tratamento de Água do Bolonha). É margeada pela Avenida João Paulo II, sua extensão é de 807 metros com duração de 20 minutos. Seu grau de dificuldade é médio, possui obstáculos naturais; algumas áreas alagadas; construções da época da cabanagem que eram usadas como rota de fuga, de acordo com relatos históricos. Seu nome originou-se da presença de um lago que tem no percurso da trilha. Uma das principais espécies nativas encontradas no seu percurso é o Angelim pedra e Bacuri.
Trilha da Paxiúba - localizada próximo ao centro de visitação, com sua entrada próximo à saída da trilha do macaco, na estrada de terra que dá acesso ao centro de revegetação. Possui 240 metros de comprimento e duração de 20 minutos de fácil percurso, tendo um traçado com poucas curvas e poucos obstáculos, sendo ideal para o público infantil. Seu nome originou-se da trilha apresentar espécies de Paxiúba de vários tamanhos. Existem áreas de várzea, presença de macacos de cheiro, algumas árvores caídas. Está situada em um bioma amazonida considerado floresta tropical secundária, apresentando áreas de várzea com vários tipos de espécies arbóreas e frutíferas, como o maracujá do mato. O solo apresenta-se em bom estado de conservação, com presença de ponte em um declive e aclive acentuado próximo ao lago Bolonha. Dentre as espécies florestais encontradas destacam-se o Pau-de-remo, Tento, Quaruba Bacuri, Cajuí, Andiroba, Castanheira.
Trilha do Macaco - É a mais conhecida dos visitantes e também a mais utilizada, o trajeto é estratégico, a entrada é na clareira do macaco, próximo ao lago Bolonha e o final é próximo ao centro de visitação, com acesso ao lago Água Preta. Possui extensão de 1.446 m, para um público a partir de 15 anos, com percurso de 35 minutos. Dentre as espécies florestais encontradas destacam-se a Embauba, Escada de Jabuti, Mumbaca, Quarubatinga.
Fonte: Peut