ACESSO GRÁTIS A WIKIPEDIA E AUMENTO DA SEGURANÇA

 A Wikipedia, uma das maiores enciclopédias virtuais do mundo - o quinto site mais acessado do mundo - facilita o acesso ao seu conteúdo nos países emergentes na plataforma móvel, através do projeto "Wikipedia Zero", criado em 2012 pela Fundação Wikimedia em parceria com operadoras de telefonia, para oferecer acesso gratuito ao conteúdo da enciclopédia no aplicativo e no navegador do celular. O lançamento ocorreu inicialmente em 29 países, sendo expandido para outros nos meses seguintes.


 "O projeto está em fase inicial de conversação com diversas operadoras. A Wikipédia busca incentivar as operadoras a oferecer esses serviços beneficiando a comunidade participante." disse Carolynne Schloeder, diretora da área móvel da Fundação, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

CONFIABILIDADE:

 A Wikipedia fundada em 2001 por Jimmy Wales, é construída apenas com contribuições de voluntários, ganhando força com os anos e tornando-se referência para estudo, confirmado  em uma pesquisa no Reino Unido, indicando que os ingleses confiam mais nos autores da Wikipédia (64%) do que nos jornalistas da BBC (60%).
 Porém alguns casos de edições para fins políticos, como aconteceu no Brasil e nos Estados Unidos, colocam a legitimidade das informações em xeque, expondo uma fragilidade do modelo. A Wikipedia permite diferentes formas de edição do seu conteúdo, todas abertas para os usuários, como o editor “anônimo”, qualquer pessoa pode fazer alterações em um artigo sem necessidade de registro no site, sendo salvo apenas o endereço IP do usuário. Se  registrado é possível torna-se um editor “autoconfirmado” e também “administrador”.

POLÍTICA DE SEGURANÇA:

 Mas alterações nos artigos, no entanto, seguem regras específicas que visam diminuir a inclusão de informações duvidosas e o vandalismo nas páginas. Para isso, alguns editores e IP de usuários são banidos e páginas são bloqueadas para edições por um tempo determinado.
 Os editores e administradores, além de adicionar conteúdos, também monitoram o site em busca de edições maliciosas. Segundo Stevie Benton, chefe de relações exteriores da Wikipedia no Reino Unido, a quantidade de vandalismo nas páginas da enciclopédia é chocante, no entanto, este tipo de edição costuma ser removida em minutos graças à comunidade em torno do site. Atualmente, são cerca de 1.500 editores ativos editando páginas em português e 38 mil usuários cadastrados. Existem na Wikipedia 835 mil páginas em português, número discreto se comparado com as mais de 4 milhões de páginas em inglês.
 A enciclopédia tem buscado soluções para dar mais confiança ao seu conteúdo, como as regras que só permitem que uma página seja criada caso haja relevância e notoriedade, além de que, no caso de conflito de interesses, um único editor não pode modificar a página inteira. Para evitar a edição de páginas com interesse próprio, recentemente o site modificou seus termos de uso, obrigando usuários que são pagos para editarem conteúdos a revelarem essa informação.
 Como parte desta tentativa, um grupo de onze assessorias de imprensa estrangeiras assumiu publicamente um compromisso em não alterar as informações de seus clientes na Wikipedia. A própria comunidade tenta frear essas práticas identificando padrões de edições semelhantes em um determinado espaço de tempo.
 Outra mudança que atingiu a Wikipedia foi a lei europeia conhecida como “direito ao esquecimento”, onde o cidadão pode pedir que suas informações sejam deletadas da internet. Ao menos dez páginas da Wikipedia foram retiradas do ar a pedido dos usuários. A brasileira Ana Toni, participante do conselho curador da Fundação Wikimedia, afirmou ser contra a lei e defendeu a liberdade de expressão, assim como o uso da Wikipedia para fins educacionais.
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário