DESENVOLVER GAMES SEM EXPERIENCIA

 Um dos mercados de grande crescimento, o cenário de jogos eletrônicos vem revelando novos talentos cada vez mais. Títulos como Galaxy of pen & paper (Behold Studios) e o Horizon Chase (Aquiris) são alguns exemplos de como os brasileiros tem conquistado mais espaço.

 Nos últimos anos vem acontecendo uma verdadeira democratização do desenvolvimento de jogos. E hoje em dia temos acesso gratuito a ferramentas de ponta do mercado, as games engines. Com apenas alguns cliques, um leigo utilizando a ferramenta correta consegue fazer o que há duas décadas requeria um programador habilidoso.
 Se está interessado em desenvolver games por conta própria, veja a lista dos 5 melhores ferramentas (chamadas de game engines) para criar jogos e dar o pontapé na carreira.


CONSTRUCT2:

 Uma das melhores ferramentas para criação de games, é uma das poucas que não exige conhecimento em programação, pois, a maioria das funções são de arrastar-soltar. O único problema é, mesmo que entenda sobre desenvolvimento de jogos, a interface não permite criar linhas de código. Bons jogos com a ferramenta: Mortar Melon (Mudvark) CoinOp Story (Kamizoto) 

 Compatibilidade: Web (HTML 5), Wii U, iOS, Android, Windows Phone 8, Blackberry 10, Windows, Mac OS X, Linux, Firefox, Marketplace, Tizen, Facebook, Chrome Web Store, Amazon Appstore
 A versão gratuita permite jogar nos navegadores, como um aplicativo na loja do Windows, jogo de Facebook ou para Google Chrome. A versão paga aumenta a compatibilidade para Android, iOS, Windows, Mac e, Linux. Além disso, existe muito material para estudo, em forma de guias e vídeos. O Construct2 possui dois planos com pagamento único (não é mensalmente), o Personal por R$440, recomendado para desenvolvedores independentes e pamadores, já a Business de R$1.450, indicada para empresas com alto faturamento. Além das licenças pagas, também oferece pacotes de funções extras com plugins e gráficos que custam, em média, R$20.
 Clique e conheça melhor sobre o Construct2.
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UNITY5:

 Uma das melhores ferramentas para criar jogos 3D, a performance de jogos 2D não é tão boa em relação a outras ferramentas dedicadas em 2D. É necessário certo conhecimento em programação – linguagem C# - mas possui muitos guias e uma grande comunidade, que compartilha dicas. Bons jogos com a ferramenta: Assassin’s Creed: Identity (Ubisoft) Deus Ex: The Fall.
 A principal vantagem em relação a outras ferramentas é a grande compatibilidade com quase todas as plataformas. Android, iOS, Facebook, HTML5, Windows e Mac são apenas alguns dos exemplos, que também incluem consoles de videogames e até mesmo jogos em realidade virtual.

 Compatibilidade: Android, iOS, Windows Phone, Tizen, Fire OS, Oculus Rift, Google Cardboard, Steam VR, Playstation VR, Gear VR, Microsoft HoloLens, Daydream, Windows, Windows Store Apps, Mac, Linux, Steam OS, Facebook Gameroom, PS 4, PS Vita, Xbox One, Wii U, Nintendo 3DS, Nintendo Switch.
 O Unity possui 3 planos: Gratuito, o jogo é criado e comercializado normalmente sem a necessidade de royalties, contanto que sua receita não supere a marca de $100.000 anuais; Plus:, custa $35 dólares mensais e libera mais funcionalidades para criação dos games e pode ser usado comercialmente, mas não pode ultrapassar a marca de $200.00 em um ano; Pro, custa $125/mês, o plano libera o código-fonte da plataforma para mudanças complexas e não limita o rendimento das vendas do jogo.
 Clique para conhecer mais sobre o Unity.

GAMEMAKER2:

 Uma das melhores ferramentas para iniciante criar jogos. Diferente do Unity, o setor do GameMaker é justamente os jogos em 2D. A plataforma torna a tarefa de importar animações, modelos e fontes com grande facilidade e, torna o game compatível com web, portáteis e consoles. Bopns jogos feitos com a plataforma: Out There Somewhere (MiniBoss) Battleships Forever (Sean Chan).

 Compatibilidade: iOS; Android; Windows Phone; Tizen; HTML5; Windows 7; Windows 8; Mac OS; Ubuntu Linux; Android, Facebook, Amazon App Store; Nook; Windows Store; Windows Phone Store; Steam; Tizen Store; Chrome Web Store; Firefox Marketplace;
O GameMaker2 conta com uma versão de teste gratuita, porém o jogo só pode ser lançado para Windows. Cada plataforma compatível possui um custo diferente, que podem variar de $100 a $1.500 dólares. 
 Clique para conhecer mais sobre o GameMaker2.
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STENCYL:

 Com proposta semelhante ao Construct2, o Stencyl também permite desenvolver o jogo sem entender de programação. Porém, a plataforma permite a edição do código fonte do game. Bons jogos com a ferramenta: Impossible Pixel (99 Up) e Super Dangerous Dungeons
 O aplicativo conta com um editor de mundos e cenários, além de também contar com um criador e editor de personagens. Permite criar jogos em flash para navegadores, Android e iOS, contando com plano de $199 dólares por ano.
 Clique para conhecer mais sobre o Stencyl.
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UNREAL4:

 Uma das ferramentas mais usados para criar jogos no mercado, o Unreal4 é usado tanto por desenvolvedores independentes quanto por grandes estúdios. O aplicativo foi criado por grandes nomes da indústria e é um dos mais profissionais para criar games. Mesmo assim, também permite desenvolver sem usar as linhas de código.
 A Unreal4 também é um dos que possuem mais guias para ensinar as suas funções, contando com um canal no Youtube com 800 vídeos.
 O melhor de tudo, a Unreal4 é totalmente gratuita e, apenas cobrará uma taxa de 5% royalties por seu jogo apenas se ultrapassar a marca de $3.000 em um trimestre.
 Clique para conhecer mais sobre o Unreal4.

COMO ESCOLHER:

 Usar uma game engine é fundamental na hora de desenvolver um game. Mas vamos analisar outros fatores além das ferramentas:

1) Você é um programador experiente e quer ter controle sobre a aplicação que está desenvolvendo?

 Algumas ferramentas restringem bastante o quanto do código do jogo você consegue alterar. Isso é feito para que seja possível criar mais soluções pré-prontas, o que ajuda na democratização do desenvolvimento de games. No entanto, se você é um programador experiente e faz questão de ter controle total do seu código, você precisa procurar uma game engine com essas características.

2) Você é um programador intermediário, mas não hesita em usar funcionalidades pré-prontas das ferramentas mesmo quando elas não são exatamente o que queria?

 Neste caso você possui um bom número de opções (e, como consequência, sua escolha pode ser mais difícil). Busque pela game engine que oferece o melhor equilíbrio entre acesso ao código do seu jogo e funcionalidades prontas para serem incluídas no seu game em poucos cliques.

3) Você é um artista e prefere focar em outras partes do jogo além da programação, mesmo que isso signifique um jogo com mecânicas menos complexas?

 Neste caso, você precisa encontrar uma game engine que ofereça um bom número de recursos pré-prontos. Assim, você poderá criar jogos incríveis sem nunca precisa encostar em uma linha de programação (e, acredite, muitos jogos foram criados assim). 

4) O seu conhecimento de inglês é perto de zero e, portanto, você não tem condições em acompanhar guias ou tirar dúvidas sobre determinada game engine em inglês?

 Se este é o seu caso, não adianta você escolher uma ferramenta que tem uma comunidade pequena de usuários no Brasil. Mesmo se você considerar que tal game engine é incrivelmente poderosa, de nada adianta se você não vai conseguir estudá-la na profundidade necessária para utilizar seus melhores recursos. Se você tem dificuldades com inglês, opte por uma game engine que possua uma grande comunidade de usuários brasileiros. Assim ficará mais fácil encontrar guias online quando necessário.
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