A empresa de pesquisa de segurança NSS Labs, realizou um teste e confirmou que, o navegador da Microsoft leva vantagem sobre os concorrentes da Google, Mozilla, Apple e Opera no quesito segurança.
Os navegadores testados foram:
- IE10 da Microsoft;
- Chrome 26 do Google;
- Firefox 19 da Mozilla;
- Safari 5 da Apple, e;
- Opera 12 da Opera.
Para descobrir qual destes cinco seria o melhor para proteger o usuário contra malware e links fraudulentos. Os testes foram no período de 13 de Marco à 9 de Abril de 2013. Onde cada foi testado com todas as atualizações disponíveis no momento, instalados em máquinas virtuais idênticas com o Windows 8,
Obs.: A NSS adverte, as mesmas conclusões não podem ser feitas para uma máquina com o Windows 7 sem que todos os requisitos sejam levados em conta.
Foram usados 754 endereços de site ativos, com conteúdos maliciosos presente. Um dos testes consistia em repetir a mesma URL a cada 6h, até que esta URL de destino fosse bloqueada pelo sistema de segurança.
Algumas amostras não passaram nos critérios de validação, incluindo os falsos positivos e adwares. Numa análise final, dos mais de 18 mil resultados, apenas 913 casos é que passaram no processo de pós-validação, e a empresa validou cada um desses resultados que passaram nos critérios.
O IE10 dominou com ampla vantagem os outros navegadores, com uma taxa de bloqueio de 94% dos softwares (vírus, trojans e outros) e 96% dos links fraudulosos . Contudo, a proteção de download de malware do Google Chrome melhorou significativamente passando dos 70% em Outubro de 2012, num teste comparativo realizado pela NSS Labs, para mais de 83%. Os restantes lugares foram ocupados pelo Safari, Firefox e Opera, com taxas de 10,16%, 9,92% e 1,87% respectivamente.