SOBRE A MOSTRA TERRUA 2013


5ª Noite #MostraTerrua2013:

ATRAÇÕES: Creuza Gomes; Elder Effe; Max do Sax; Ana Clara; Mestre Solano; Fruto Sensual.

RESENHA:

Creuza Gomes: iniciou sua carreira em 1964, na Rádio Difusora. Com o samba desde 1975 defendendo Rancho, em 1980, nas comemorações do aniversário de Belém, foi proclamada pela Prefeitura como a “Rainha do Samba Paraense”. E, ainda gravou seu primeiro e único disco neste mesmo ano, “O Rouxinol da Amazônia”, com sambas de Fernando Aflalo. Uma das artistas mais importantes  do samba paraense, ela ficou mais de uma década no ostracismo. E refeita dessa fase de abandono de sua carreira, Creuza volta aos palcos cantando samba de raiz, partido alto entre outros estilos que a consagraram como rainha.

Elder Effe: Nascido em Castanhal, é cantor, contrabaixista, guitarrista e compositor. Um dos artistas mais importantes do rock paraense. Ele já integrou bandas como “Suzana Flag”, “Ataque Fantasma” e “Johnny Rockstar”, em mais de 15 anos de carreira. Mas em 2011 decide se lançar artista solo. Se transformando em um interessante músico de folk rock, que aposta em canções estruturadas por violão e piano no primeiro álbum solo, o “As Crônicas do Bandido”, lançado pela Ná Music e ainda arruma tempo para a banda mirim Espoleta Blues, composta por amigos músicos e seus filhos.

Max do Sax: Filho de Manezinho do Sax, aos oito anos começou a dar os primeiros passos na música em casa com seu pai. Depois participou de uma escola de música em uma igreja, onde se desenvolveu musicalmente, tocando sax alto. Aos treze anos foi integrante da Orquestra Carlos Gomes e participou de várias apresentações em teatros, praças, museus, entre outros. Max fez parte de grupos de carimbó como O Uirapuru e Grão Pará, e posteriormente participou de outras bandas como a Panteras. Fez participações especiais em CDs de vários artistas paraenses e atualmente faz parte da banda do Pinduca.

Ana Clara: Filha do compositor Emanuel Matos. Desde a adolescência, cantava em bandas de rock de amigos e gravou participações em álbuns ao lado do pai. E foi interpretando uma música dele “Sair no Abraço” que ela ouviu sua voz pela primeira vez nas rádios. Em 2007 começou a soltar a voz em parcerias com amigos, foi compondo e gravando algumas canções até que em 2013 surgiu o patrocínio para o primeiro disco solo, permeado de influências pop.

Mestre Solano: Um dos grandes nomes da guitarrada paraense. Lançou LPs desde a década de 1970 e se prepara para lançar seu novo disco pelo selo Natura Musical. Autor de “Americana”, sucesso regravado por Arnaldo Antunes, é um dos percussores da guitarrada, junto a Mestre Vieira, Solano tem um estilo único e composições que já receberam diversas versões nas mãos de outros artistas.

Fruto Sensual: Fundada em 1995 por Neco e Valéria Paiva, a banda se consagrou com o ritmo contagiante do tecnobrega. No início de 2001, a convite de alguns amigos DJs, o grupo começou a compor músicas que homenageavam as aparelhagens, e a brincadeira se transformou em um sucesso: a banda se projetou como uma das mais requisitadas chegando a mais de 30 shows por mês. O primeiro CD “Fruto Sensual na onda das Aparelhagens vol.1”, foi gravado de forma independente e foi sucesso com mais de 100.000 cópias vendidas, sendo que o hit “Está no ar” ficou por vários meses em primeiro lugar nas maiores rádios do Norte. De lá para cá, o grupo gravou mais sete CDs, variando entre os ritmos de brega dance, Calypso e Tecno Melody, além da gravação de dois DVDs e a participação no DVD “Tecno Melody Brasil”, agora se prepara para a gravação do DVD volume 3 e do CD volume 9 nacional.


Comentários
0 Comentários

Postar um comentário