[RECEITA] PASTEL DE PATO

 Um dos pratos indispensáveis no almoço do Círio na mesa dos paraenses, o pato no tucupi ganhou uma nova cara com a criatividade dos fiéis da Virgem de Nazaré: o pastel de pato, uma deliciosa opção que a corretora de imóveis Adélia Gonçalves criou para petiscar.


 Adélia conta que a devoção da família na padroeira do povo paraense é forte, e que aprendeu desde cedo a seguir as tradições do Círio, principalmente nas refeições, um hábito que é compartilhado com milhares de romeiros. Devota, a corretora ensina a receita do petisco para se comer "rezando", acompanhe:

INGREDIENTES:

- 1 limão;
- 1,5 litros de água;
- 6 folhas de louro;
- Pimenta do reino;
- Sal a gosto;
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco;
- 1 peito de pato;
- 6 dentes de alho picados;
- 300 ml de azeite;
- 2 maços de jambu cozido e picado;
- 1 xícara (chá) de tucupi;
- Massa de pastel;
- Óleo para fritar;


MODO DE PREPARO:

 A receita começa pela marinada que irá temperar o pato. Em um liquidificador, acrescente a água, o suco de limão, pimenta do reino, folhas de louro, sal e o vinho e bata até se tornar uma mistura líquida. Deixe o pato marinando neste tempero por um dia na geladeira.

 No dia seguinte, em uma panela de pressão, coloque o azeite, o alho e o pato com o molho. Tampe e deixe cozinhar por 1h45 em fogo alto.

 Depois desfie a ave e refogue em uma frigideira com um pouco de azeite. Adicione uma concha do molho e deixe reduzir. Acrescente o tucupi e mexa até engrossar. Coloque o jambu e espere esfriar.

Recheie cada porção de massa de pastel com uma colher bem cheia do recheio. É possível fechar com a ajuda de um garfo, apertando bem as laterais da massa. Frite em óleo bem quente e sirva. O rendimento é 30 pastéis.

Fonte e Vídeo: É do Pará
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário