INTELIGENCIA ARTIFICIAL DA MICROSOFT DESENHA LENDO UM TEXTO

 A Microsoft fez um novo software de inteligência artificial, chamado SeenAI, capaz de “desenhar” essencialmente qualquer coisa a partir de descrições feitas em texto. Por exemplo, se um usuário pede para o computador “desenhar um pássaro amarelo com asas pretas e bico pequeno”, veja o resultado abaixo.


 "As fotos são criadas pelo computador, pixel por pixel, do zero. Esses pássaros podem não existir no mundo real, eles são apenas um aspecto da imaginação acerca de pássaros do nosso computador”, comentou Xiaodong, líder da pesquisa na Microsoft.
 Os resultados atuais trazidos pelo computador não são perfeitos, mas eles conseguem chegar perto. A ideia é que um software inteligente como esse possa, eventualmente, servir como um assistente de desenho para artistas, designers de interiores ou policiais

 No futuro, um profissional poderia tirar uma foto de um ambiente em uma casa e, pedir para um computador: “adicione uma poltrona de madeira com estofamento cinza de estilo modernista no canto esquerdo”. O computador poderia não apenas ajudar a montar o ambiente como também a criar móveis e outros elementos. 

PROCESSO: 

 A pesquisa inicial da equipe que trabalha com esse projeto na Microsoft começou experimentando com o CaptionBot, um sistema de inteligência artificial que consegue escrever legendas descritivas para qualquer foto. Em seguida, criaram um outro software com IA capaz de responder perguntas de pessoas sobre alguma foto, o SeenAI, que pode ser útil especialmente para deficientes visuais. Finalmente, o grupo conseguiu desenvolver uma tecnologia capaz de gerar ess
 Desenvolvendo uma tecnologia capaz de gerar esses desenhos a partir das descrições em texto. A primeira parte se chama Generative Adversarial Network (GAN), desenvolvida para gerar imagens, e a segunda parte é conhecida como um “Discriminador”, que julga a qualidade das fotos.
 Esse sistema foi treinado com pares de imagens com legendas para que o software entendesse quais palavras combinavam com quais imagens. Posteriormente, foi necessário criar um modelo matemático para focar a criação desenvolvida pelo sistema. “Atenção é um conceito humano; nós usamos matemática para tornar atenção um conceito computacional”, disse He.
 O pesquisador acredita que, eventualmente, será possível criar filmes animados a partir de roteiros escritos usando sistemas como esse, mas ainda não temos nenhuma previsão de quando algo desse tipo poderá ser aplicado comercialmente em qualquer produto da Microsoft.


Comentários
0 Comentários

Postar um comentário