QUADRA JUNINA SERÁ ABERTA COM O FOLCLORE REVOADA DOS PASSAROS

 A Revoada dos Pássaros 2014, um movimento que reúne Grupos de Pássaros e Cordões de Bichos Juninos. Mais de 40 anos depois do auge no município de Belém do Pará, a manifestação volta às principais ruas da capital, dia 7 de junho, vários grupos farão cortejo pelo centro histórico.

 Uma tradição folclórica que nasceu em Belém, os grupos de pássaros e bichos são considerados genuínas operetas, realizadas por brincantes da cultura popular. Nascida na Belle Epoque por volta do ano 1900, a manifestação dos Pássaros Juninos surgiu dos grandes espetáculos de ópera, dentro do próprio Theatro da Paz, à época da efervecência cultural da cidade. Os camareiros do Theatro que de tanto vestir as estrelas da ópera e ver trechos das encenações das coxias, resolveram eles mesmos montar suas óperas nos bairros onde moravam.
MEMÓRIA
Foi com a intervenção do professor e escritor João de Jesus Paes Loureiro que a Revoada dos Pássaros criou vida. Entre 2009 e 2012, a Revoada não se apresentou, por isso, para o professor vê-los em cortejo novamente é motivo de grande entusiasmo, e principalmente, de esperança na retomada do pássaro junino. “A revoada é uma valorização da cultura, não apenas para a população, que tem a possibilidade de ver a manifestação nas ruas, mas também para o artista, o brincante, que sente o reconhecimento”, ressaltou Paes Loureiro.
 Em 2014, o IAP reiniciou os trabalhos em prol dos Pássaros Juninos, com as oficinas de figurino e bordado realizadas entre março e maio deste ano. Mais de 40 pessoas, representando os grupos de pássaros já participaram das atividades. Integrantes de 20 grupos de pássaros cadastrados no Instituto puderam trocar experiência e receber as informações repassadas pelos instrutor Carlos Alberto de Souza Barbosa, que ministrou a oficina “Figurino e Bordados para os grupos de Pássaros e Bichos Juninos”. A ideia principal do projeto foi justamente propiciar algo mais além do encontro entre os brincantes, mas principalmente a transmissão de saberes que elevam a qualidade do material apresentando durante a quadra junina, no caso a confecção de bordados para os adereços e indumentárias dos grupos.
 Existem produtos de suporte para a memória dos Pássaros Juninos. Já foram lançados pelo IAP o livro “Pássaros e Bichos Juninos. Músicas e Partituras” e “Histórias e Enredos”, que integram a série de Cadernos do Instituto. E ainda em 2014 haverá o lançamento de uma caixa comemorativa contendo CD e DVD sobre os Pássaros Juninos, com direção musical do guitarrista Félix Robatto.
A REVOADA:
Com 18 grupos no total, três a mais do que em 2013, a Revoada dos Pássaros de 2014 ganhará as ruas no próximo dia 7 de junho, às 18h, saindo da Praça Santuário em direção às Avenidas Genaralíssimo Deodoro, Gentil Bittencourt, Travessa 14 de Março e finalizando no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará, na Praça Justo Chermont.
No dia 7 a revoada terá a participação dos grupos: Tem-tem, Arara-juba, Tucano, Sabiá, Papagaio Real, Rouxinol, Uirapuru, Bem-Te-Vi da Sacramenta, Colibri, Oncinha, Pipira, Bigodinho, Bem-Te-Vi de Outeiro, Jaquinha, Beija-Flor e Bacu.
SERVIÇO:
Revoada dos Pássaros 2014;
Dia 7 de junho de 2014;
Saída: 18h do Centro Arquitetônico de Nazaré;
Chegada: Anfiteatro dos Instituto de Artes do Pará
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário