COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO MUNICÍPIO DE MARABÁ

 Confirmadas as atrações para a festa de 100 anos do município de Marabá. Grandes atrações da música popular brasileira participam esse ano da festa.


  Marabá (mayr-abá - filho da mistura), município situado na microrregião do Sudeste do Estado do Pará e distante da capital Belém cerca de 485 km. 

  É conhecida como a Cidade Poema, pois seu nome foi inspirado no poema Marabá do escritor Gonçalves Dias.


  A primeira colonização oficial foi em 1808, Dom João VI decretou a criação da comarca de São João das Duas Barras (atual Marabá), sendo uma das sedes da capitania de Goyaz e da capitania do Grão-Pará.


  Sua localização tem por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiunas, formando um "Y" no seio da cidade.


  O povoamento da região se deu nos fins do século XIX, com a chegada de imigrantes goianos e maranhenses (comerciantes das drogas do sertão e chefes políticos). A emancipação municipal ocorreu em 1913, com desmembramento do município de Baião. Sendo o 4º mais populoso do estado (aprox. 243.583 mil hab. - IBGE/2012).


  O desenvolvimento comercial era dado por extrativismo vegetal, mas com a descoberta da Província Mineral de Carajás, tornou-se um município com forte vocação industrial, agrícola e comercial. Sendo atualmente o principal centro socioeconômico do sudeste paraense, com o 4º maior PIB (com 3.601.647,000 mil em 2010) e renda per capita de 15.427,00.


 Atualmente é um grande entroncamento logístico, interligada por: cinco rodovias, aéreo, ferroviária e fluvial.

  

Programação:

- Dia 30 de março, show de Zeca Baleiro;
Zeca Baleiro















-  Dia 04 de abril, show de Djavan; 
Djavan









- Dia 5 (aniversário da cidade), é a vez da dupla César Minote e Fabiano;
César Minote e Fabiano










- Dia 06 o show de Zeca Pagodinho; 
Zeca Pagodinho









- Dia 07 quem fecha o calendário de shows é Liah Soares.
Liah Soares









  A vinda de grandes da MPB para Marabá só será possível graças ao apoio do empresariado local, pois a prefeitura ainda não dispõe de recursos para arcar com shows desse nível.


Comentários
0 Comentários

Postar um comentário