melhores que sejam os planos de dados oferecidos pelas operadoras, não há como negar que o acesso à rede Wi-Fi ainda é a sua melhor opção de internet rápida. Seja por proporcionar economia com pontos de acesso gratuitos ou por fornecer um gasto menor de bateria para o seu smartphone.
Mas, como todas as outras redes, a Wi-Fi também apresenta algumas desvantagens, que neste caso, compreendem justamente aos pontos de acesso, pois estes nem sempre estão disponíveis em locais próximos ou possuem acesso livre e gratuito.
Para isto, elaboramos um top 10 dos melhores aplicativos Android para encontrar redes Wi-Fi próximas a você.
1. Wifi Analyzer
Com ótimas avaliações no Google Play e um número bastante significativo de downloads, este aplicativo compete ao topo da nossa lista. Suas funções vão muito além de apenas rastrear um sinal de rede Wi-Fi. Ele funciona também como um tipo de escâner que analisa a condição do sinal, sua clareza e potência, seja na sua casa, no trabalho ou em locais que disponibilizem o acesso livremente.
Além de ótimas informações relacionadas à sua conexão, este aplicativo é super organizado, se dividindo em cinco telas perfeitamente detalhadas, mostrando cada conexão e cada ambiente, delimitando a confiança deste sinal e demais aspectos para uma boa conexão.
Veja a seguir quais são estas divisões.
- Channel graph: Uma espécie de gráfico em estilo cartesiano. Nesta tela você visualiza as redes disponíveis, os melhores canais de conexão e os sinais com maior potencial de força entre todas as escaneadas pelo aplicativo.
- Time graph: Assim como a anterior, esta tela também se apresenta em formato de gráfico em estilo cartesiano. Sua função é medir o sinal e o tempo de conexão. Nela você pode selecionar as redes de maior intensidade da região e filtrar apenas as que são de seu interesse.
- Channel rating: Depois de escolhida uma rede, esta tela irá lhe auxiliar fornecendo todos os canais disponíveis e a classificar em uma escala de 01 a 10 as melhores qualidades de conexão.
- AP list: Neste local você encontra um ponto de acesso geral para suas redes e canais. Informa os canais preferenciais, MHz, dBm do sinal e endereço MAC deste roteador.
- Signal meter: Esse acesso mostra em tempo real a força do sinal da sua rede de conexão atual, sendo ideal para descobrir qual parte do ambiente, está proporcionando o sinal mais forte.
Todas as opções citadas acima são muito precisas e de rápido entendimento, tornando este aplicativo um ótimo localizador de redes.
O único ponto negativo relevante para este aplicativo é que se disponibiliza apenas na língua inglesa, atrasando um pouco o entendimento de alguns usuários. Mas nada que realmente impeça sua utilização, pois, com um layout super fácil e a maioria das telas de navegação em formas de gráficos, sua interação é a mais simples e descomplicada.
2. Mandic MagiC
Mais do que um localizador, este aplicativo pode ser definido como uma rede social de acessos Wi-Fi. Através dele você pode compartilhar senhas auxiliando outras pessoas a encontrarem um bom sinal e se conectarem mais rapidamente.
Para utilizar o aplicativo é muito simples, basta fazer o login a partir do Facebook ou criando uma conta diretamente no app com seu e-mail. Após o cadastro você já consegue ter acesso ao mapa com os locais próximos disponíveis para conexão. Se o ponto de acesso estiver protegido por senha basta que você visualize a palavra-chave no cadastro do aplicativo.
O layout é extremante prático indicando os pontos por cores. Veja abaixo o significado de cada uma delas:
- Verde: Rede livre, não necessita de senhas nem registro para conexão.
- Amarelo: Necessitam apenas de registro.
- Vermelho: Redes protegidas por senhas.
Estes pinos podem ser utilizados também para identificar a qualidade e a velocidade do sinal.
Depois de conectado com sua rede de preferência, você poderá acessar uma nova tela com informações de nome, endereço ou a distância que você está desta rede.
Este aplicativo funciona como um coletivo de informações e assim como você recebe as informações pertinentes sobre cada rede disponível, poderá também ajudar os demais, cadastrando algum ponto do qual você tenha acesso e queira compartilhar.
3. Osmino Wi-Fi
Podemos listar este aplicativo como o mais “direto” da nossa lista. Possui um administrador Wi-Fi único possibilitando conexão automática a uma rede gratuita de alcance. Sua interação se dá por apenas uma opção (botão), sem termos complexos ou muitas telas informativas. Em resumo, este aplicativo é para aqueles que não gostam de procurar, mas sim conectar-se automaticamente na rede mais próxima disponível, sem precisar realizar muitos passos.
Caso você queira analisar, ele poderá disponibilizar alguns dados informativos, como a distância, qualidade e velocidade do sinal, e assim como os demais apps já listados, ele permite que você disponibilize senhas e mais pontos conectáveis para outros usuários.
De todos os listados no nosso top, este é com certeza o que lhe dará maior interatividade, pois fornece um layout em realidade aumentada (uma espécie de 3D) mostrando os pontos de acessos possíveis.
Uma característica negativa deste dispositivo é que ele ainda não tem um conhecimento generalizado pelos usuários, o que diminui um pouco a quantidade de redes fornecidas para acesso.
4. Free Zone Scanner
Assim com o Osmino, este aplicativo é destinado para aqueles que preferem uma conexão rápida, sem muitas opções ou interfaces muito elaboradas. O Free Zone Scanner como o próprio nome diz, faz um escaneamento das redes e locais de acessos próximos.
Em tese, a ideia principal deste aplicativo é que haja uma interação entre seus usuários. De que forma? Simples, você disponibiliza sua rede liberada pela sua senha, seja de casa, trabalho ou outros estabelecimentos e permite que os demais usuários tenham este ponto de acesso quando necessitarem.
Mas não se preocupe, o aplicativo não permite que os usuários saibam qual sua senha, pois eles só poderão se conectar a ela através do próprio aplicativo, sem utilizar navegadores ou outros dispositivos como Facebook, Twitter e demais meios.
Para que você também possa usufruir e se conectar, o processo ocorre da mesma maneira, basta captar os sinais dos demais usuários com conexões próximas a você.
Veja a seguir alguns dos pontos positivos e negativos de maior relevância do aplicativo.
Positivos
- Muito fácil de utilizar;
- Interface simples, com ícones e funções práticas;
- Acesso a qualquer rede;
- Envia notificações quando há uma rede próxima disponível.
Negativos
- Consome mais bateria que os demais apps;
- Assim como o ponto positivo em que você pode acessar qualquer ponto disponível, ele se torna também um negativo, pois qualquer um poderá acessar sua rede também.
5. Wi-Fi Map
Localiza as redes Wi-Fi próximas e disponibiliza a senha de acesso para cada uma delas. De fato é um app com funções similares aos já mencionados acima, porém, constitui um diferencial, onde você poderá efetuar o download da lista de redes e armazená-las no aparelho para utilizar em modo off-line, quando precisar. Outra grande vantagem é a possibilidade do dispositivo identificar sua localização mesmo não estando conectado a uma rede de internet.
O app não exige a criação de contas ou acessos através de suas redes sociais, é necessário apenas que você acesse sua conta do Google ou que preencha um formulário curto que servirá como uma espécie de registro.
- Possui um layout extremamente simples e interativo;
- Faz uma lista de redes por aproximação.
O único ponto negativo que podemos citar é a mesma questão do nosso app topo de lista, o Wifi Analyzer. Sua interface só disponibiliza linguagem inglesa, mas assim como o outro app, isso não se torna um empecilho para nenhum usuário, até mesmo para aqueles que não têm muito contato com a língua.
6. Wi-Fi Finder
Com uma das interfaces mais simples entre todos os citados, este aplicativo permite que qualquer usuário possa utilizá-lo, mesmo que não seja um “expert” em smartphones ou informática.
Este dispositivo utiliza o GPS do seu aparelho para rastrear as redes próximas e disponibiliza uma lista com mais de 550 mil locais de acesso.
O grande diferencial deste aplicativo é que ele permite que você mesmo coloque um endereço especifico para localizar a disponibilidade de redes. Assim como os anteriores, ele também disponibiliza um mapa com pinos que diferenciam os pontos de acesso gratuitos e pagos.
- Pinos verdes: internet livre
- Pinos azuis: internet paga
Disponibiliza ainda uma base de dados off-line, para localização de pontos em qualquer ocasião.
Pontos positivos
- Layout simplificado
- Busca eficiente
- Muitas opções de recursos
Pontos negativos relevantes
- Interface disponível apenas em inglês
7. Open WiFi Finder
Sua simplicidade não se deixa enganar por suas rápidas e práticas funções. Diferentemente dos outros aplicativos, este, não trabalha com mapas, funções ou uma infinidade de opções. Podemos até defini-los com o mais básico de toda a lista.
Sua utilização é muito simples. Basta que você acesse o app e automaticamente ele fornecerá uma lista com todos os “nomes” e as redes disponíveis no seu raio de ocupação.
Nada de mapas ou gráficos, ele simplesmente utiliza um layout em forma de lista, informando às redes que estão livres e as redes da qual você não tem acesso (protegidas por senhas). Os ícones funcionam da seguinte forma:
- Cadeado Verde: Pontos livres de acesso
- Cadeado vermelho: Pontos de acesso protegidos por senha
Apesar de ser um dispositivo básico, você não perderá qualidade em relação à rapidez e a praticidade de informação de dados e velocidade da sua conexão.
8. Instabridge
E chegando aos “finalmentes” da nossa lista, não poderíamos deixar de falar sobre o Instabridge, um aplicativo, que apesar de estar na oitava posição do nosso top 10, teria total capacidade de competir com os primeiros da lista, não fosse seu pouco conhecimento e utilização pelos usuários.
Veja algumas de suas características:
- Design limpo, minimalista, extremamente prático e elegante;
- Alertas de redes próximas disponíveis;
- Permite que outras pessoas acessem sua rede;
- Você poderá acessar redes dos seus amigos;
- Backup de informações: armazenamento de informações das redes preferidas na nuvem;
- Medidor de velocidade de sinal;
- Funciona em modo off-line, para encontrar algumas redes disponibilizadas por outros usuários;
- Descarta redes não funcionais.
O grande diferencial deste app é que ele sincroniza senhas entre os seus próprios dispositivos e só será compartilhado e utilizado com pessoas do seu ciclo de confiança.
9. Wefi Pro
O We-Fi Pro, ocupa esta posição, pois apesar de ter um ótimo layout e interatividade, não possui muitas opções que os demais também não possam oferecer. Seu pouco diferencial se daria pelo fato do aplicativo se caracterizar como o maior mapa de hotspots do mundo.
Hotspot: em uma tradução ao pé da letra significaria (Hot: Quente; Spot: Ponto – que neste caso remete a um local em que você tem um ponto de acesso a internet disponível).
Com cerca de 170 milhões destes pontos de acesso ele promete potencializar as buscas de seus usuários por conexões disponíveis.
Pontos positivos
- Possibilita armazenar as redes inutilizadas em um local específico;
- Promete pouco gasto de bateria;
- Atualizações periódicas, contra falhas e bugs.
Ponto negativo
- Pouco conhecido.
10. Hotspotio
Por fim, um aplicativo que encontrar os melhores pontos de conexão próximos a você, como seu próprio nome já o define.
Em tese, o app permite que você compartilhe sua rede com o Facebook, Twitter, LinkedIn e muitos outros em troca de favores. É isso mesmo, você pode solicitar, por exemplo, curtidas no Facebook ou compartilhamentos no Twitter e em mais algumas redes em troca de fornecer seu ponto de conexão para outros usuários. Obviamente, o serviço ocorrerá da mesma forma quando invertido. Você poderá prestar algum tipo de favor para qualquer pessoa da qual você queira utilizar a rede.
Fonte: Cissa.