14 dicas para melhorar o sinal da operadora no celular

Poucas coisas são mais frustrantes do que estar no meio da sua série favorita, vendo as últimas no Facebook e no Instagram, ou até mesmo enviando uma mensagem no WhatsApp , e ver a conexão de internet ir para o brejo. Nessas horas, valeriam umas dicas de como melhorar o sinal do celular.

Não é preciso gastar uma fortuna para isso. Há maneiras simples e rápidas de resolver a maioria dos problemas de quem procura como melhorar o sinal do celular. Lembre-se, no entanto, de que caso nada funcione, pode ser que haja um problema com a rede da sua operadora, ou então com a antena do celular. Neste caso, a solução é ir até a  assistência técnica para resolver seus problemas, ou trocar de aparelho se achar melhor.

1. Reiniciar celular:


O primeiro e mais fácil jeito de resolver seus problemas com a conexão de rede do seu celular é reiniciá-lo. Pode demorar um pouco, mas se você não estiver com pressa pode ser uma boa saída.


2. Testar o modo avião


Semelhante a ligar e desligar o aparelho, ativar e desativar o modo avião fará com que a conexão do chip do seu celular seja interrompida - e tenha que ser reiniciada, melhorando ou restaurando o sinal perdido. A vantagem dessa alternativa é que ela é mais rápida, e pode ajudar se você não puder perder tudo o que está fazendo no seu aparelho (Foto: Shutterstock)


3. Mudar o tipo de conexão


Esta funcionará apenas no caso dos dados móveis, e é um pouco mais complicada. Os sinais 3G e 4G foram feitos para projetar banda larga rápida, mas a distância entre a torre de transmissão e o aparelho possuí certo limite para ser eficaz. Quanto mais longe estiver, mais fraco será o sinal.

Se o seu celular for Android, você deve fazer os seguintes passos: 1. Vá em configurações; 2. Selecione "Conexões"; 3. Procure pela opção "Redes móveis"; 4. Clique em "Seleção de banda"; 5. Mude da conexão atual para outra disponível. (Foto: Shutterstock)


4. Abrir janelas e portas


Janelas e portas fechadas podem interferir na captação de sinal do seu telefone, pois impõem obstáculos para as ondas que transmitem o sinal, assim como paredes de concreto, estruturas de aço, entre outras - então faça questão de mantê-las abertas sempre que possível (Foto: Shutterstock)


5. Atualizações no sistema


Sistemas operacionais desatualizados também podem influenciar na qualidade do sinal do seu celular. Para evitar este problema, deixe ligada a verificação automática para atualizações do sistema, ou então verifique manualmente - seu 3G agradece (Foto: Shutterstock)


6. Longe de outros aparelhos


aparelhos que têm opção de conexão sem fio "disputam" por espaço na banda - especialmente no caso do WiFi. Afastar seu celular de outros aparelhos, ou então desligar a internet deles, pode ajudar a melhorar o sinal - neste caso, quanto menos concorrência, melhor (Foto: Shutterstock)


7. Verificar chip do celular


Retirar e recolocar o seu chip - o cartão SIM - também pode ajudar a melhorar seu sinal. Se tiver um celular com mais de um cartão SIM, é possível apenas ir nas configurações de "Conexão" e alternar entre os que tiver inseridos no seu aparelho - ou então desativar a conexão do principal (Foto: Shutterstock)


8. Remover a capinha de proteção


Sabe aquele seu novo case lindo, cheio de enfeites, lantejoulas, brilhos e todo o tipo de penduricalho, que você comprou pouco antes de seu aparelho começar a ter problemas de sinal? Pois é... Talvez a culpa não seja do seu celular. Mesmo as cases mais simples não estão livres de trazer problemas para a recepção de antena de seu aparelho. Logo, você pode tentar retirar o acessório de seu celular e ver se isso faz alguma diferença – apenas tome cuidado dobrado para não deixá-lo cair, é claro.


9. Atenção para os pontos cegos


Por vezes, não são apenas os prédios vizinhos, as árvores próximas, as paredes espessas de sua casa, nem outros objetos ou o fato de você estar nas chamadas “Áreas de Sombra” da antena mais próxima de sua operadora: é comum que tudo isso, em conjunto, crie áreas em sua casa sem qualquer recepção de sinal. Felizmente, é raro que toda uma casa seja completamente desprovida de sinal. Então é só pegar o celular e ficar atento aos pontos onde a recepção desaparece por completo – você pode, inclusive, utilizar apps para analisar essas informações com precisão. Assim, sabendo onde eles estão, é só evitá-los.


10. Bluetooth amigo

Seguiu o passo anterior com toda a atenção do mundo e descobriu que toda a sua casa é uma gigante área de sombra, exceto em cima da geladeira ou outro lugar improvável? Para casos como esse, o melhor é deixar o aparelho ali mesmo e utilizar um dispositivo bluetooth (um fone de ouvido, por exemplo) para ouvir músicas e atender ligações.


11. Para o alto e avante!


Se uma simples cortina pode causar todo esse problema, então quem dirá uma enorme parede de concreto dos prédios próximos ou mesmo de outros elementos como árvores, colinas e afins. Uma vez que não há como tirar esse tipo de objeto do caminho, o jeito, muitas vezes, é subir: vá para um andar mais alto ou procure o ponto que o deixe mais elevado possível; quanto mais “limpo” o caminho entre seu celular e a antena mais próxima, melhor.


12. Celular no copo


Utilizar um copo de vidro junto com o seu smartphone pode ser bom para duas situações: a primeira está na amplificação do áudio, que permite um melhor resultado sonoro para ouvir música em alguns ambientes. A outra é a que você vê no vídeo logo abaixo: aumentar o sinal da antena do seu aparelho.


13. Qualidade do sinal


A Anatel possui um aplicativo para Android e iOS que permite descobrir várias informações sobre a qualidade do sinal telefônico. Além de indicar as antenas que cada operadora tem próximas a você, o programa diz a qualidade do sinal 2G, 3G e 4G. Para usar o app, basta fazer o download no celular e depois indicar o seu Estado e sua cidade. Rapidamente o serviço mostrará os dados. Essas informações podem servir como parâmetro para descobrir qual chip você deveria ter.


14. Antena externa ou rural


As antenas externas para celular são utilizadas em locais distantes das torres de transmissão (ERB – Estação Rádio Base) onde o display do aparelho móvel celular apresenta apenas um ponto no nível de intensidade de sinal. A antena Quad Band PQAG-4015 opera nas faixas das principais operadoras do país (800, 900. 1800 e 1900MHz). Não precisa se preocupar com a frequência e já está apta para trabalhar em 3G e 4G.



Não há mais por que se lamentar quando o aviso de conexão fraca aparecer ou quando você tiver de entrar no metrô para voltar para a casa. Basta tentar uma delas, e as coisas devem voltar ao normal - com raras excessões.


Fontes: IG, 33Giga, TecMundo, ProEletric.

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário