A Wikipédia é uma organização voluntária dedicada à nobre meta de criar conhecimento descentralizado e colaborativo, mas com qualidade. Assim, com a finalidade de impedir o vandalismo, a Wikipédia em português proibiu a edição de verbetes de forma anônima, medida adotada após votação entre colaboradores. Pois antes, era permitido a todos editarem livremente sem necessidade de cadastro. Caso o autor não fosse cadastrado, seu endereço de IP ficava visível para a comunidade.
O debate sobre uma restrição na Wikipédia em português existia há alguns anos, sendo retomada em 2020. Devido um dos colaboradores destacar que o WikiScan, que contabiliza as edições na plataforma, registrou uma média diária de de 1.740 edições feitas por IPs, isto é, edições anônimas feitas por usuários não registrados.
“A maioria das edições de IPs são revertidas por vandalismo contumaz e, sobretudo, por carência de fontes, com esse segundo problema possivelmente advindo do desconhecimento, por parte dos IPs, da literatura que compete a isso”, analisou o colaborador. Para ele, a restrição, não torna a plataforma “menos livre”. “Ela continuaria sendo totalmente livre para acesso e criação de conteúdo, visto que não há qualquer exigência superior ou incontornável para que se crie uma conta”.
Na votação, 169 de 249 colaboradores aprovaram a exigência de login para as edições em verbetes da Wikipédia em português. A medida não vale para as páginas de discussão e de ajuda, que não possuem tanto destaque para quem visita a plataforma.
Segundo Rodrigo Padula, mestre em computação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e um dos administradores da Wikipédia lusófona, a mudança deve ajudar a otimizar o trabalho de colaboradores da Wikipédia. “Há indícios nesses números que foram analisados que o volume de edições ruins e páginas criadas desrespeitando as regras é muito grande. Então, a gente tem um volume pequeno de colaboradores que contribuem com a Wikipédia diariamente e esses poucos colaboradores, no universo de conteúdo e visitas que a gente tem, acabam perdendo muito tempo desfazendo coisas mal feitas por outros editores”.
Combate ao vandalismo durante período eleitoral
A medida vem no momento em que ocorrem campanhas eleitorais municipais no Brasil, um dos períodos mais sensíveis para que a Wikipédia sofra alterações enviesadas. "Durante campanhas políticas e momentos de grande repercussão de um determinado político biografado na Wikipédia sempre há uma movimentação muito grande de edições, vandalismos e reversões nestes verbetes.
Boa parte das edições ruins ou indevidas são feitas por usuários anônimos, tanto por pessoas que muitas vezes desconhecem as regras e boas práticas de edição na Wikipédia quanto por pessoas mal intencionadas, interessadas em defender uma determinada posição política quanto denegrir a imagem de um determinado candidato"
Com a exigência de que edições na Wikipédia em português sejam realizadas por usuários registrados, ferramentas de terceiros que acompanham informações da Wikipédia deverão ser inviabilizadas. É o caso do Brasil Wiki Edits (@brwikiedits), o robô que monitora edições na plataforma a partir das redes dos três poderes. Ele foi criado por Pedro Menezes, que já colaborou com o site Tecnoblog.
Pedro nos explicou que o Brasil Wiki Edits acompanha as edições anônimas e compara o endereço de IP de cada uma delas a uma lista com faixas de IP de vários órgãos públicos. Ele afirma que, “agora que as edições na Wikipédia lusófona precisam de um registro obrigatório, a Wikipédia só mostra o nome de usuário de quem o fez”. Com a mudança, o robô só alertará sobre edições feitas a partir de órgãos públicos na Wikipédia de outros países, o que não costuma acontecer com frequência.
Bloqueio páginas para evitar vandalismo
“Cuba”, “islamofobia”, “Direitos Humanos na China” e “metrô de Moscou”: esses são apenas alguns verbetes que hoje estão bloqueados para edição na Wikipedia, a enciclopédia digital criada, mantida e editada por internautas do mundo todo. Considerada uma ‘obra livreâ?, pode ser acessada em mais de 130 idiomas. Somente em inglês, mais de um milhão de artigos pode ser consultada gratuitamente ‘ e corrigida por quem quer que se habilite a fazê-lo. O que deveria ser um exercício de cidadania e compartilhamento de saber tornou-se caso de vandalismo.
Para deter aqueles que literalmente rabiscam e rasgam o livro, os administradores da Wikipedia tomaram algumas medidas coercitivas, como impedir a adição de informações de usuários anônimos que não ficam mais de três dias registrados na comunidade, além de bloquear a edição livre de algumas entradas que já foram vandalizadas ‘ a lista muda sempre, e inclui ainda verbetes semibloqueados, como o do presidente de Estados Unidos, George W. Bush, ou de Adolf Hitler, entre outros. A entrada do primeiro-ministro Tony Blair, por exemplo, ganhou desde elogios suspeitos como ‘mentirosoâ? a coisas sem sentido como ‘derrama pombinhas de farinha em seu pijama, à noiteâ?.
A versão em espanhol, por exemplo (com cerca de 128 mil artigos), está bloqueada temporariamente por ter sofrido vandalismo ‘ no caso, os editores começaram a se corrigir uns aos outros no verbete sobre a Espanha, dependendo da convicção política de cada um. O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, diz que esse tipo de proteção é normalmente temporária e afeta a uma pequena parte dos quase 1,2 milhão de verbetes em inglês. ‘É uma ferramenta para garantir a qualidade do trabalho, mas dificilmente podemos dizer que o bloqueio numa obra livre define a Wikipedia, aberta a quem quiser ajudarâ?, disse ele ao jornal The New York Times. Terceira página mais visitada na internet, a Wikipedia apareceu na prestigiosa revista científica Nature em sua edição de dezembro de 2005, numa reportagem onde se afirmava que o número de erros encontrados na enciclopédia digital era similar ao da Enciclopédia Britânica.