
Suas especialidades mesmo são com ingredientes regionais, típicos da região amazônica. Décadas de experiência fizeram ela criar várias receitas, entre elas, o "risoto de pirarucu ao leite do coco" com toque de castanha do Pará e queijo do Marajó.
Ingredientes:
- 1 kg de pirarucu dessalgado fatiado;
- 1/2 litro de leite de coco concentrado;
- 1/2 litro de leite dissolvido em 1/2 litro de água;
- 2 xicaras de arroz arbóreo (para risoto);
- 2 cebolas picadas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de manteiga;
- 200 ml de vinho branco seco;
- 100 gramo de castanha picada;
- 150 gramo de queijo ralado;
- Salsinha a gosto;
- 1/2 xícara de queijo do marajó ralado;
Modo de Preparo:
Separe 3 panelas, em uma coloque água fervente e o pirarucu já dessalgado para escaldar durante 2 minutos, então escorra e reserve. Na segunda panela refogue azeite, manteiga e cebola.
Na terceira panela ferva o leite de coco dissolvido na água. Na panela da cebola refogada, adicione arroz e o vinho. Então acrescente um pouco de leite de coco que estava fervendo.
Adicione os pedaços de pirarucu no risoto e o resto do leite de coco e misture. Não pare de mexer. Adicione um pouco de salsinha e castanha do Pará, misture e deixe ferver. Adicione o leite de coco concentrado e um pouco de queijo do Marajó ralado. Mexa sempre.
Para finalizar, acrescente o restante: do leite de coco dissolvido, do queijo do Marajó ralado, da salsinha e da castanha. Por último, adicione uma colher de manteiga para deixar o risoto cremoso.
Coloque em uma travessa com um toque de castanha por cima. A porção serve seis pessoas.
fonte e vídeo: É do Pará