A cozinheira Inez Maia adora criar novos pratos. Mesmo após 30 anos de trabalho ela ainda recorre aos livros de receita para aperfeiçoar as técnicas, mas as maiores ideias para os pratos são criações próprias.
Suas especialidades mesmo são com ingredientes regionais, típicos da região amazônica. Décadas de experiência fizeram ela criar várias receitas, entre elas, o "risoto de pirarucu ao leite do coco" com toque de castanha do Pará e queijo do Marajó.
Ingredientes:
- 1 kg de pirarucu dessalgado fatiado;
- 1/2 litro de leite de coco concentrado;
- 1/2 litro de leite dissolvido em 1/2 litro de água;
- 2 xicaras de arroz arbóreo (para risoto);
- 2 cebolas picadas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de manteiga;
- 200 ml de vinho branco seco;
- 100 gramo de castanha picada;
- 150 gramo de queijo ralado;
- Salsinha a gosto;
- 1/2 xícara de queijo do marajó ralado;
Modo de Preparo:
Separe 3 panelas, em uma coloque água fervente e o pirarucu já dessalgado para escaldar durante 2 minutos, então escorra e reserve. Na segunda panela refogue azeite, manteiga e cebola.
Na terceira panela ferva o leite de coco dissolvido na água. Na panela da cebola refogada, adicione arroz e o vinho. Então acrescente um pouco de leite de coco que estava fervendo.
Adicione os pedaços de pirarucu no risoto e o resto do leite de coco e misture. Não pare de mexer. Adicione um pouco de salsinha e castanha do Pará, misture e deixe ferver. Adicione o leite de coco concentrado e um pouco de queijo do Marajó ralado. Mexa sempre.
Para finalizar, acrescente o restante: do leite de coco dissolvido, do queijo do Marajó ralado, da salsinha e da castanha. Por último, adicione uma colher de manteiga para deixar o risoto cremoso.
Coloque em uma travessa com um toque de castanha por cima. A porção serve seis pessoas.
fonte e vídeo: É do Pará