ILUMINAÇÃO ESPECIAL NO CÍRIO NAZARÉ EM BELÉM

 O Círio de Nazaré é considerado o Natal dos paraenses, realizado anualmente todo segundo domingo de outubro, o clima da festa contagia a capital, seja com a chegada dos turistas; no colorido das fitinhas de promessas; no cheiro da maniçoba que exala pelas janelas das casas. Este ano, novamente o Círio, assim como o Natal, é marcado por uma iluminação especial em  Belém do Pará. 

 As mangueiras, símbolos da cidade, ganharam luzes que brilham a noite toda. As avenidas Presidente Vargas e Doca de Souza Franco também receberam decoração, com anjos, arcos e estrelas nos postes.

 O destaque fica na estrutura iluminada de Nossa Senhora de Nazaré, que mede 20 metros, com localização privilegiada na Doca de souza Franco. Essa estrutura é composta por mais de 6 mil lâmpadas de LED, que são econômicas e não prejudicam o meio ambiente.

 Luzes para abençoar a cidade e trazer aconchego para aos turistas, nesse importante momento para a população, são 223 anos do Círio de Nazaré.

 No início de novembro, a estrutura da santa será transformada em uma árvore de Natal e ficará até as comemorações dos 400 anos de Belém, em janeiro de 2016.

CÍRIO DE NAZARÉ:

 A festa em honra a Maria, Nossa Senhora de Nazaré, tem como principal cortejo o Círio, que ocorre desde 1793. A festa religiosa envolve outras celebrações que começam em agosto e duram por mais 15 dias após o Círio a quadra Nazarena. Para os paraenses é o momento de demonstração de fé e reafirmação de laços afetivos e familiares.


 Atualmente, o Círio de Nazaré agrega mais de dois milhões de pessoas no dia da procissão, promovendo um fato religioso com dimensões social, turístico, cultural e econômica. Sendo considerada a jornada de fé com maior concentração religiosas do mundo. O Círio ocorre há 223 anos contínuos (em 2015) e possui grande apelo popular.

 Em sua primeira realização, ja contou com cerca de 10 mil pessoas, atraídas por elementos que combinam a identidade brasileira: alegria, união, devoção e fé que dão movimento e vida.

PATRIMÔNIO CULTURAL:

 A festividade do Círio acontece há dois séculos e marca a cultura paraense. Em 2014, IPHAN adicionou este evento no Patrimônio Imaterial da Humanidade, da Unesco. Reforçando a necessidade de planejamento para que se possa salvaguardar este bem cultural.

 Fazem parte do bem cultural Círio de Nazaré: procissão principal; trasladação; imagem original e peregrina; berlinda; corda do andor; recírio; arraial; almoço do círio; alegorias, e; os brinquedos de miriti são elementos essenciais da festa.

 Para mais info acesse o artigo do IPHAN.

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário