FESTIVAL DE ÓPERA PARAENSE COM TRANSMISSÃO AO VIVO NOS CINEMAS

 O Theatro da Paz e a Igreja de Santo Alexandre serão os palcos do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que será realizado na cidade de Belém do Pará no período de 7 de agosto e 19 de setembro. 

 Este ano o festival terá exibição ao vivo nos cinemas de algumas cidades brasileiras, a ópera “Os Pescadores de Pérolas” diretamente do Theatro da Paz.

SOBRE O FESTIVAL:

 O festival de 2015, que envolve 325 profissionais, contará com a montagem de duas óperas. A primeira é “A Ceia dos Cardeais”, do compositor paraense Iberê de Lemos, que será encenada pela primeira vez na capital paraense, na igreja de Santo Alexandre, em agosto. E a segunda, que encerra o evento, é “Os Pescadores de Pérolas”, obra do compositor francês Georges Bizet, que terá à frente da direção cênica o cineasta brasileiro Fernando Meirelles.



 Além das óperas, o festival terá três recitais: um com Carmem Monarcha, outro com a participação de 12 cantores líricos paraenses e um terceiro com as cantoras Eliane Coelho e Denise de Freitas, que abre oficialmente o festival no dia 7 de agosto. Além disso, o evento terá oito palestras gratuitas sobre a cena operística, sendo uma delas com Meirelles falando sobre a experiência de dirigir uma ópera. 

E para manter a tradição, o encerramento do festival será celebrado com o concerto gratuito e ao ar livre, em frente ao Theatro da Paz.


SOBRE PESCADORES DE PÉROLAS:

 Conhecido por dirigir obras no cinema e na televisão, Fernando Meirelles, enfrenta um novo desafio na carreira: dirigir a ópera "Os Pescadores de Pérolas" (1863) de Georges Bizet, que encerrará o Festival de Ópera do Theatro da Paz, em setembro, na cidade de Belém do Pará. 

 A ópera tem como solistas Fernando Portari, Camila Titinger, Leonardo Neiva e o paraense Andrey Mira. A direção cênica é de Fernando Meirelles, cineasta brasileiro que tem no currículo filmes como Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio Sobre a Cegueira e 360, e minisséries em parceria com a TV Globo, como Som e Fúria, Felizes para Sempre? e Os Experientes. É a primeira vez em que Meirelles dirige uma ópera.



 O acompanhamento musical da ópera será da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), conduzida por seu maestro titular Miguel Campos Neto, e o Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz regido por Vanildo Monteiro e coreografado por Marília Viegas. 

 O corpo técnico de Os Pescadores de Pérolas é formado pelo cenógrafo Cássio Amarantes, que idealizou os cenários, cuja base é de miriti; o iluminador Joyce Drummond, que também fez a luz da recente encenação da ópera A Ceia dos Cardeais; a figurinista Verônica Julian, o diretor assistente Danilo Gambinni, além dos diretores artísticos do Festival, Gilberto Chaves e Mauro Wrona.

 A peça estréia dia 9 de setembro e terá sua exibição ao vivo em salas de cinema de 8 cidades brasileiras, no dia 15 de setembro às 20h.




SOBRE A TRANSMISSÃO:


 A transmissão é uma parceria da O2 Filmes, com a Cinelive, responsável por transmissão de conteúdos alternativos ao vivo para cinemas no Brasil. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre poderão assistir a ópera no cinema em tempo real. Os ingressos à venda no site cinelive.


 Para Igor Kupstas, diretor da O2 Filmes, esta é uma oportunidade de distribuir um rico conteúdo. "É o cinema na ópera, e a ópera no cinema. Será imperdível. E ter esta experiência simultaneamente ao pessoal de Belém é demais. É a primeira vez que uma ópera brasileira será exibida desta forma. Fico muito feliz com a parceria com a Cinelive, que tem tanta experiência nesta atividade".



SOBRE A PEÇA:

 Os Pescadores de Pérolas (Les pêcheurs de perles) é uma ópera em três atos do compositor francês Georges Bizet, com libreto de Michael Carré e Eugène Cormon. Estreou na Ópera Nacional de Paris em setembro de 1863.

 É a obra da juventude do mestre, sendo peça de repertório e o protótipo do período pré-impressionista da Escola Francesa. Em oposição ao título maduro de Bizet, Carmen, que procura dar cores espanholas à peça, Os Pescadores de Pérolas não envereda por esse caminho e não tenta colorir hipoteticamente o então Ceilão.

 A ação mostra a vida dos pescadores artesanais de pérolas, que elegem Zurga como seu chefe. Nadir, um antigo amigo de Zurga, surge, e os dois recordam que ambos se apaixonaram por uma mulher, quando mais jovens, mas renunciaram a amá-la e juraram amizade eterna. Até que uma misteriosa mulher surge novamente entre eles.



Confira as salas para a exibição:


UFCIDADEREDECINEMAINGRESSOS
DFBRASÍLIAESPAÇO ITAÚSHOPPING CASA PARK BRASÍLIA
COMPRE ONLINE
PBJOÃO PESSOACINESPAÇOCINESPAÇO MAG SHOPPING
COMPRE ONLINE
PRCURITIBACINÉPOLISPATIO BATEL
COMPRE ONLINE
PRCURITIBAESPAÇO ITAÚCRYSTAL
COMPRE ONLINE
RJRIO DE JANEIROCINE ODEONCINE ODEON
COMPRE ONLINE
RJRIO DE JANEIROCINÉPOLISLAGOON
COMPRE ONLINE
RJRIO DE JANEIROCINESPAÇOESPAÇO RIO DESIGN
COMPRE ONLINE
RJRIO DE JANEIROESPAÇO ITAÚPRAIA BOTAFOGO
COMPRE ONLINE
RJRIO DE JANEIROKINOPLEXCINEMA LEBLON
COMPRE ONLINE
RSPORTO ALEGREESPAÇO ITAÚBOURBON POA
COMPRE ONLINE
RSPORTO ALEGREGNC CINEMASGNC MOINHOS
COMPRE ONLINE
SCFLORIANÓPOLISCINESPAÇOCINESPAÇO BEIRA MAR FLORIANÓPOLIS
COMPRE ONLINE
SPSANTOSROXY CINEMASROXY SANTOS
NA BILHETERIA
SPSÃO PAULOCINÉPOLISJK IGUATEMI
COMPRE ONLINE
SPSÃO PAULOESPAÇO ITAÚBOURBON POMPÉIA
COMPRE ONLINE
SPSÃO PAULOESPAÇO ITAÚFREI CANECA
COMPRE ONLINE
SPSÃO PAULOKINOPLEXKINOPLEX VILA OLÍMPIA
COMPRE ONLINE
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário