Conhecido por dirigir obras no cinema e na televisão, Fernando Meirelles, enfrenta um novo desafio na carreira: dirigir a ópera "Os Pescadores de Pérolas" (1863) de Georges Bizet, que encerrará o Festival de Ópera do Theatro da Paz, em setembro, na cidade de Belém do Pará.
A ópera tem como solistas Fernando Portari, Camila Titinger, Leonardo Neiva e o paraense Andrey Mira. A direção cênica é de Fernando Meirelles, cineasta brasileiro que tem no currículo filmes como Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio Sobre a Cegueira e 360, e minisséries em parceria com a TV Globo, como Som e Fúria, Felizes para Sempre? e Os Experientes. É a primeira vez em que Meirelles dirige uma ópera.
O acompanhamento musical da ópera será da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), conduzida por seu maestro titular Miguel Campos Neto, e o Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz regido por Vanildo Monteiro e coreografado por Marília Viegas.
O corpo técnico de Os Pescadores de Pérolas é formado pelo cenógrafo Cássio Amarantes, que idealizou os cenários, cuja base é de miriti; o iluminador Joyce Drummond, que também fez a luz da recente encenação da ópera A Ceia dos Cardeais; a figurinista Verônica Julian, o diretor assistente Danilo Gambinni, além dos diretores artísticos do Festival, Gilberto Chaves e Mauro Wrona.
A peça estréia dia 9 de setembro e terá sua exibição ao vivo em salas de cinema de 8 cidades brasileiras, no dia 15 de setembro às 20h.
SOBRE A TRANSMISSÃO:
A transmissão é uma parceria da O2 Filmes, com a Cinelive, responsável por transmissão de conteúdos alternativos ao vivo para cinemas no Brasil. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre poderão assistir a ópera no cinema em tempo real. Os ingressos à venda no site cinelive.
Para Igor Kupstas, diretor da O2 Filmes, esta é uma oportunidade de distribuir um rico conteúdo. "É o cinema na ópera, e a ópera no cinema. Será imperdível. E ter esta experiência simultaneamente ao pessoal de Belém é demais. É a primeira vez que uma ópera brasileira será exibida desta forma. Fico muito feliz com a parceria com a Cinelive, que tem tanta experiência nesta atividade".
SOBRE A PEÇA:
Os Pescadores de Pérolas (Les pêcheurs de perles) é uma ópera em três atos do compositor francês Georges Bizet, com libreto de Michael Carré e Eugène Cormon. Estreou na Ópera Nacional de Paris em setembro de 1863.
É a obra da juventude do mestre, sendo peça de repertório e o protótipo do período pré-impressionista da Escola Francesa. Em oposição ao título maduro de Bizet, Carmen, que procura dar cores espanholas à peça, Os Pescadores de Pérolas não envereda por esse caminho e não tenta colorir hipoteticamente o então Ceilão.
A ação mostra a vida dos pescadores artesanais de pérolas, que elegem Zurga como seu chefe. Nadir, um antigo amigo de Zurga, surge, e os dois recordam que ambos se apaixonaram por uma mulher, quando mais jovens, mas renunciaram a amá-la e juraram amizade eterna. Até que uma misteriosa mulher surge novamente entre eles.
A ação mostra a vida dos pescadores artesanais de pérolas, que elegem Zurga como seu chefe. Nadir, um antigo amigo de Zurga, surge, e os dois recordam que ambos se apaixonaram por uma mulher, quando mais jovens, mas renunciaram a amá-la e juraram amizade eterna. Até que uma misteriosa mulher surge novamente entre eles.
Confira as salas para a exibição:
Brasília - Espaço Itaú Shopping Casa Park
João Pessoa - Cinespaço Mag Shopping
Curitiba - Espaço Itaú Crystal
Curitiba - Cinépolis Patio Batel
Rio de Janeiro - Cine Odeon
Rio de Janeiro - Kinoplex Cinema Leblon
Rio de Janeiro - Cinespaço Espaço Rio Design
Rio de Janeiro - Cinépolis Lagoon
Rio de Janeiro - Espaço Itaú Praia Botafogo
Porto Alegre - Espaço Itaú Bourbon POA
Porto Alegre - GNC Cinemas Moinhos
Florianópolis - Cinespaço Beira Mar Florianópolis
Santos - Roxy Cinemas 5 Santos
São Paulo - Espaço Itaú Bourbon Pompéia
São Paulo - Espaço Itaú Frei Caneca
São Paulo - Cinépolis JK Iguatemi
São Paulo - Kinoplex Vila Olímpia