SISTEMA SMARTCITIES DE GESTÃO DE LIXO

Gerenciamento de lixo nas vias públicas usando IoT.

O descarte incorreto de lixo causa vários transtornos para a população dos centros urbanos. Além de potencializar a disseminação de doenças, devido à exposição a toxinas e à proliferação de bactérias, o lixo acumulado nas vias públicas pode causar o entupimento de bueiros, potencializando os alagamentos nos períodos chuvosos. Assim, o aluno de mestrado Kellow Pardini e seu orientador, o professor Joel Rodrigues, criaram um sistema de gerenciamento de resíduos utilizando IoT (do inglês: Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português), que permite que concessionárias de coleta e cidadãos interajam para proporcionar um tratamento mais responsável do lixo. O projeto integra as pesquisas do Inatel IoT Research e está descrito no artigo “IoT-Based Solid Waste Management Solutions: A Survey”, publicado em março no Journal of Sensor and Actuator Networks e capa do Journal, publicado pela MDPI, canal de comunicação acadêmico internacional.

inatel lixeira inteligente 1

O sistema é dividido em três partes. As lixeiras inteligentes são compostas por sensores, GPS, tecnologias de comunicação sem fio e uma fonte de alimentação, com baterias recarregáveis por placas fotovoltaicas. O sistema também contempla uma camada de software, denominada Middleware, que recebe os dados transmitidos pelas lixeiras, executa os tratamentos necessários e faz o armazenamento desses dados. Por fim, o aplicativo, que pode ser instalado em um smartphone ou computador, e é capaz de acessar via internet os dados presentes no middleware e disponibilizá-los aos usuários, para consultar as coordenadas dos compartimentos próximos de sua residência e ainda saber a quantidade de resíduos existente em cada um deles.

Para o professor Joel Rodrigues trata-se de um cenário em que é possível utilizar a tecnologia para resolver um problema do cotidiano das pessoas. Onde as concessionárias poderão otimizar recursos tanto humanos quanto materiais projetando rotas eficientes. Possível ainda ter a informação em tempo real de como está a coleta de lixo no município.

Fonte: Inatel.
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário