SITE WIKILEGIS PERMITE SOCIEDADE OPINAR EM PROJETOS DE LEI FEDERAIS

Participação direta e digital no processo legislativo.

 A ferramenta Wikilegis no portal e-democracia, projeto desenvolvido pelo LabHacker da Câmara dos Deputados e Universidade de Brasília, em agosto de 2015, permitindo ao cidadão propor alterações em projetos de lei ajudando no processo legislativo. Promovendo um debate de temas importantes para o país por meio da internet.



Resultado de imagem para Wikilegis

 Funcionamento: você escolhe o projeto de lei que deseja contribuir, confere o texto completo, comente ou sugerir redações alternativas em artigo por artigo. Para que o processo seja mais rico, as colaborações ficam disponíveis para visualização por todos, de forma organizada e estruturada.

 A ferramenta do 6e-democracia existe a versão site e versão para smartphoneFica a sugestão de avaliarmos o Wikilegis e apoiarmos, tanto através da divulgação, como na comunidade de desenvolvedores.


SOBRE LABHACKER:

 O LabHacker é um laboratório que promove:
- Desenvolvimento colaborativo de projetos em cidadania ligados ao Poder Legislativo;
- Articula uma rede entre parlamentares, hackers e sociedade civil que contribua para a transparência e participação social por meio da gestão de dados públicos;
- Estimula o desenvolvimento de aplicações digitais que permitam a visualização simplificada das informações legislativas;
- Promove atividades como maratonas sobre temas inovadores, e oficinas de criação e discussão com especialistas, parlamentares, estudantes de universidades e escolas públicas, e crianças interessadas em tecnologia;
- Responsável pela governança do portal e-Democracia, plataforma de participação que amplia a transparência da atividade legislativa e a interação entre os parlamentares e sociedade.

PROPOSTA PODE VIRAR LEI:

 Sua proposta pode virar Projeto de Lei de Iniciativa Popular. De acordo com a Constituição Federal, a sociedade pode apresentar um projeto de lei à Câmara dos Deputados desde que a proposta seja assinada por uma quantidade de cidadãos em pelo menos cinco Estados brasileiros. 

 A Comissão de Legislação Participativa (CLP), da Câmara dos Deputados, foi criada em 2001 para facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa. Recebendo diversas propostas legislativas de entidades civis organizadas, como ONGs, sindicatos, associações e órgãos de classe, entre outras. Individualmente, o cidadão também pode apresentar contribuições.

 Acesse o formulário padrão para a coleta das assinaturas.
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário