HÁBITOS ANTIGOS NA ÉPOCA DA INTERNET DISCADA

 Se você tem menos de 25 anos provavelmente nem faz ideia de como as coisas aconteciam na época em que a população começou a usar internet, pobres mortais. Para a maioria das pessoas a internet começou agora, é algo recente que o facebook e youtubers fizeram estourar. Porém queridos internautas, a internet é mesmo muito antiga, muito, mas muito mesmo e, se você já é uma pessoa mais “experiente”, vamos recordar como eram os bons tempos de internet discada em fatos memoráveis.



Antes de começar a lista, visite o site Wayback Machine, que guarda o passado dos sites (reúne 465 bilhões de páginas do mundo com suas versões alteradas no tempo) – e não é de apenas sites famosos, é de qualquer bloguizinho. Procure-o neste site e viva um momento nostalgia.

1. WINDOWS 95
Antigamente era caro comprar um computador (em alguns casos era o PC do Milhão) iniciava o Windows 95. A diversão era jogar um campo minado maroto e ouvir aquele som no programa CD player. Se você tinha um PC, filas de amigos cercavam sua casa, como se alguma imagem da virgem Maria tivesse surgido.

1. CAIU A INTERNET
A internet usava a mesma linha do telefone residencial (semelhante ao oi velox), chamada de internet discada. Quando a mãe tirava o telefone do gancho para fazer uma ligação desconectava a internet, dava apenas vontade de chorar. Principalmente se estivesse baixando alguma coisa, ia ter que recomeça tudo de novo.

2. DEU MEIA-NOITE
A solução para não cancelar os download era esperar o relógio bater meia-noite para escondido ir até o computador, e aproveitar o famoso horário gratuito da madrugada, de pulso único até as 5 da manhã (época de adolescente forever alone que não ia para baladas), torcendo para o barulho da internet discada não acordar ninguém, pois o equipamento que ligava na internet era barulhento (modem). Era um “som das portas da felicidade”, ficava eufórica ao ouvi-lo.

3. PC COMPARTILHADO
Antes só tinha 1 computador para a família toda, imagina a briga. Comprar era caro, era usado para fazer trabalhos substituindo a máquina datilográfica. Atualmente todos tem ou notebook ou smartphone

4. ICQ CPF
O número de identificação do ICQ era mais que teu CPF. Lá pro inicio do milênio, um programa lançado em 1996 (foi substituído pelo msn-messenger 7) usado para conversas particulares (lançou uma versão móvel em 1999 com função envio de sms grátis ) esperando “aquela pessoa especial” conectar. Existia o yahoo-messenger, lançado em 1998, mas não era popular, pois precisa ter email do yahoo para usa-lo.

5. EMOÇÃO DO BAN
E antes de qualquer rede social, existiam o mIRC e a emoção de ser banido de um canal de conversa, como um perturbador da ordem e paz alheia. Atualmente para sentir a emoção do banimento, basta fazer besteira em um grupo de facebook ou whatsapp.

6. OSTENTANDO TELEFONE
Ousadia era sair de casa e deixar a internet ativa tentando baixar 1 mísera música. Havia lendas sobre alguém que tinha conseguido baixar um álbum inteiro, apenas uma minoria tinha acesso à banda larga. Naquele tempo uma conexão com velocidade de 56 kbps era sinal de luxo, hoje em dia é capaz de nem existir mais.

7. O CASTIGO
Até que um dia ela vinha: a conversa séria (o ralho) da mãe sobre a conta de telefone que veio alta... "Vai acabar essa história de internet nessa casa!".

8. LANHOUSE DOCE LAR
Uma solução era todo mundo ir para a lan house e, ficar horas por lá. Virando praticamente nossa primeira casa, só íamos na outra para dormir. Lembrando de não colocar nada seu naqueles computadores, que eram incubadoras de vírus.

9. NASCIMENTO DO MP3
A música baixada você só conseguia ouvir no computador, ou se gravasse em um cd para ouvir em discman portátil. Ainda não tinha como passar a música para seu telefone celular (O que é celular?).

10. COMPARTILHAR MP3
O primeiro grande choque de realidade na época foi a criação do programa de compartilhamento Napster. As pessoas podiam baixar músicas com direitos autorais e também raridades. Todo mundo ficou perdido, se dividindo entre os programa emule, limewire, kazaa e, audiogalaxy (substituido por megauploads e 4shareds da vida) era coisa de 1 hora para baixar um mero mp3 que, às vezes para imensa infelicidade do coitado, vinha com defeito. Agora, pauleira era iniciar o download de um clipe e no fim... descobrir que pegou um pornô com animais

11. SITE DE BUSCA
Google? Não, o maior buscador atendia pelo nome de Cadê… vários trabalhos escolares salvos. Pessoas não sabiam escrever Google (Gugle, Googlee, e por aí vai) e ele era obscuro, ou então nem sabiam que podia buscar coisas na internet. O Yahoo era uma sopa de letrinhas em inglês, só usuários do navegador netscape é que se metiam lá.


Sites Antigos Cade

12. PASSADO NEGRO
A loucura dos gifs não ficava só no MSN. Muito antes de se popularizar, você via aqueles sites infelizes cheios de figuras escrotas no fundo. Para afundar mais na lama, nego metia um “olá” em todas as línguas. como se alguém lá da Eslovênia fosse visitar esse site, com aquelas músicas .mids irritantes. Sites de mistério usavam a música tema do Arquivo X, tocando repetitivamente, de quebra ainda apareciam os guestbooks (atualmente substituídos pelo xchat).

Os portais famosos como o UOL também tem um passado meio negro como de muitos sites. Poucos tinham acesso a informação online e, por isso, nada era de fácil acesso, clean e intuitivo como hoje. O UOL tem registro de ter surgido em 1996 na internet.

13. CD ERA O OLHO DA CARA
Atualmente, com 1 real você compra um disco virgem (limpo). Voltando alguns anos essa mídia custando uns 4 reais a unidade. E o gravador? 500 reais! Ter um “combo” então fazia você ser reverenciado na rua como o Deus da tecnologia.

14. INCRÍVEIS GAMES GRÁTIS
A revistas antigamente anunciavam incríveis CDs com games grátis. Tudo mentira. O jogo era uma merda,  – Só prestava a revista, pois o CD-Rom vinha cheio de besteira e com games inúteis de demonstração. Mesmo sendo uma merda, eram bonitos demais para serem ignorados.

15. METIDO A HACKER
O espírito usava internet por uma semana e pronto: Se sentia o Neo de Matrix (o escolhido) na verdade virava o perfeito lammer idiota. Coitados nem sequer sabiam que a sigla DOS significava um sistema, mas lá estavam eles ameaçando a todos. Um fazia o drive de CD abrir e, já era temido por toda a cidade. Em tempos de ignorância virtual, muitos se assustaram, muitas lendas surgiram… Mas hackers mesmo, poucos se tornaram. Uma história de vírus animado? tipo daqueles que surgiu um tubarão na tela e abriu um furo na placa-mãe.


Comentários
0 Comentários

Postar um comentário