COMPARAÇÃO: SUITE DE APLICATIVOS PARA ESCRITÓRIO

 Comparar os pacotes de aplicativos para escritório MsOfficeLibreOffice e GDocs pode parecer maldade devido a diferença de investimento. Mas, é inevitável questionar sobre qual é a melhor opção para o dia a dia.
 Devido a grande quantidade de ferramentas presentes nos três pacotes, o comparativo será apenas nos programas mais usados, os editores de textos e planilhas eletrônicas.
CONCORRENTES: 
MsOffice - Word e Excel:
Efeitos e edição de imagens em questão de segundos
 O pacote de ferramentas de escritório da Microsoft é considerado referência no setor, principalmente pela grande quantidade de recursos e pela forma prática com que permite a produção de documentos com qualidade profissional. Outro fator de destaque, suas ferramentas usam o menu Ribbon, que oferece suas ferramentas em forma de abas, como se o usuário estivesse em um navegador Web.
A grande crítica ao pacote de escritório da Microsoft ainda é o preço da licença que, no mundo corporativo, alcança a casa dos milhares de reais. Desde a versão 2007 o consumidor doméstico ganhou opção de preços mais populares, a partir de R$150,00 na versão Student, com Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

LibreOffice - Writer e Calc:

Tudo o que você precisa para editar seus textos
 O pacote de ferramentas de escritório da LibreOffice começa a partir do rompimento dos desenvolvedores do OpenOffice com o modelo adotado na empresa Sun, detentora dos direitos da ferramenta de código aberto. Depois desta ruptura, a suíte de programas passou a ter atualizações mais frequentes e ainda mais atenção da comunidade entusiasta de programas open source.
 A suite é totalmente gratuito e comumente citado por empresas e órgãos do governo como alternativa para eliminar custos de licença de aplicativos de escritórios. Quem costuma prestar concurso, com certeza já se deparou com o LibreOffice ou OpenOffice em meio aos editais.
 Sempre existiu um preconceito de usuários com as ferramentas do LibreOffice, principalmente por seu visual meio ultrapassado e por não ter uma empresa famosa em seu nome.

Google Docs - Document e Spreadsheet:

A grande sacada do Google Docs é o conceito de trabalho em nuvem
 O pacote de ferramentas de escritório da Google Docs difere das anteriores por oferecer os recursos diretamente no navegador. Basta usa um computador ou celular conectado à internet, para conseguir ver e editar documentos, planilhas e apresentações; tudo isso sem qualquer uso do armazenamento local, pois os arquivos ficam nos servidores do Google.

 As ferramentas do pacote se destacam principalmente pelo nível de colaboração remota online, que permitem várias pessoas editar o mesmo documento ao mesmo tempo, sem gerar conflitos ou corromper os arquivos; algo comum em compartilhamentos de redes locais.

QUALIDADES E FRAQUEZAS:

MsOffice 2007 e posterior:

Depois que se acostuma com o menu Ribbon, é dificil viver sem ele
 O kit da Microsoft conta com grandes investimentos para facilitar a vida do usuário, bem como deixar a aparência dos documentos mais profissional. A maioria pode criar um conteúdo atrativo com poucos cliques do mouse.
Principais Desvantagens:
  • Preço alto, principalmente no mundo corporativo;
  • Não trabalha bem com formatos de documentos alternativos, como os do LibreOffice;
  • Cada nova versão lança recursos incompatíveis com as anteriores, exigindo a atualização de todas as licenças já adquiridas ou o uso de licenças novas;
  • Trabalho colaborativo simultâneo, sem um servidor próprio, normalmente causa problemas nos arquivos. A solução é usar o servidor Microsoft Sharepoint, também pago.
 Como esperado, a principal desvantagem do Office é o seu preço. Algo compreensível, tendo em vista a facilidade das ferramentas e devido serem referências em seu ramo de atuação, e dificilmente surgirá alguma que supere as suas funcionalidades.
Principais Vantagens:
  • Permite adicionar belos efeitos em imagens e vídeos, tudo em questão de segundos;
  • Produz um ótimo visual para gráficos, textos e formas, sem grandes complicações;
  • Traz um extenso banco de imagens online para uso, os famosos Cliparts;
  • Suporte técnico oferecido pela Microsoft;
  • Suporta arquivos gigantescos: Word pode abrir docs de até 512 MB e o Excel suporta planilhas com até 1.048.576 linhas e 16.384 colunas;
  • Menu Ribbon facilita a localização dos recursos, através de abas e ícones.
 Diante das vantagens das ferramentas do pacote, seu uso é recomendado para pessoas ou empresas que realmente precisem de documentos com um visual bem elaborado, feitos em pouco tempo. O pacote é recomendável também para aqueles que precisam manipular arquivos extremamente grandes, como planilhas e documentos que passam da casa das milhares de páginas.
 Outro beneficio que pesa na hora da escolha, pelo menos no mundo corporativo, é o suporte técnico oferecido pelo desenvolvedor; além de que, por ser referência e o mais usado do mercado, dificilmente uma empresa vai deparar com alguém que não saiba usar pelo menos o básico do pacote. Isso quando a função realmente exige o uso de um editor de textos ou planilhas avançados.

LibreOffice:

O Calc, do LibreOffice, tem praticamente os mesmos recursos que o Excel

 O kit da The Document Foundation  já merece uma atenção especial pelo simples fato de ser um pacote gratuito, mas as qualidades não param por aí. Se antes ele era visto como um patinho feio (enquanto OpenOffice), agora surge como uma importante alternativa para quem usa Linux e Mac, além do próprio Windows.
Principais Desvantagens:

  • Faltou um visual amigável para editar configurações avançadas dos documentos, como estilos, paginação e os próprios ajustes da ferramenta. A aparerência é muito carregada;
  • Menus ultrapassados. A falta de ícones grandes e organizados dificulta a localização dos recursos e opções, como os existentes no Microsoft Office 2007 ou superior;
  • Desenvolvedores não informam ao certo as limitações quanto ao tamanho máximo de arquivos e quantidade de informações. O usuário pode descobrir apenas ao chegar tamanho "X", algo um tanto perigoso;
  • Gráficos, formas e modelos visuais poderiam ser mais atrativos para destacar melhor o conteúdo;
  • Falta de suporte corporativo do desenvolvedor;
  • Estabilidade: a ferramenta costuma apresentar travamentos frequentes. Mesmo não estragando ou corrompendo os arquivos na maioria das vezes, corre-se este risco;
  • Falta de corretor gramatical, traz apenas o ortográfico. Caso queira, o usuário precisa instalar através de plug-in, como o Corretor Gramatical CoGrOO.
Principais Vantagens:
  • Gratuito para todos;
  • Compatível com os arquivos do Microsoft Office. Dentre eles, os criados nos formatos DOC, XLS, PPT, DOCX, XLSX, PPTX e dezenas de outros;
  • Atualizações constantes por parte da comunidade de desenvolvedores;
  • Visual clássico - bom para quem ainda não se adaptou ao menu Ribbon, da Microsoft;
  • Código aberto - qualquer pessoa pode ajudar no projeto ou adaptá-lo às suas necessidades, desde que tenha conhecimento de programação ou pague alguém que tenha.
 Depois de usar um pouco o visual Ribbon do Microsoft Office, percebemos o quanto é complexo encontrar os recursos no modelo de exibição antigo. Ao invés de recursos e opções mostrados por ícones bem destacados, temos uma cascata de palavras ou um monte de opções em uma única janela, como no caso das configurações avançadas.
 Outra fragilidade do aplicativo, desenvolvido sem o apoio de uma grande empresa, é a falta de um suporte técnico rápido. Ao encontrar um problema ou uma dúvida, o usuário precisa enviar uma mensagem no fórum de desenvolvedores (comunidade) e esperar indefinidamente. Lembre-se: contamos apenas com a boa vontade das pessoas que dedicam seu tempo livre ao projeto.
 A instabilidade da ferramenta também é preocupante, mas durante testes nem mesmo um documento de 800 páginas foi corrompido. Assim, basta apenas manter o backup dos arquivos mais importantes para evitar problemas.

Google Docs

Compartilhar a edição de um documento é divertido e produtivo
 O kit da Google dentre os 3 pacotes, é o mais limitado devido à quantidade de recursos disponíveis e o próprio poder de edição. Isso acontece, pois suas ferramentas suportam arquivos de no máximo 2 MB; sejam eles criados pelo próprio kit ou importados a partir de outros formatos, como os utilizados pelo MsOffice ou LibreOffice.
Principais Desvantagens:
  • Não possui adição e personalização avançada de estilos;
  • Faltou um corretor gramatical, tem apenas o ortográfico;
  • Não traz cliparts e formas de desenho mais avançadas;
  • Não permite usar fontes instaladas no PC, apenas podem ser usados modelos hospedados online;
  • Não é possível fazer uma personalização avançada da ferramenta, quanto ao seu funcionamento;
  • Faltou um editor de formulas matemáticas, para simplificar a exibição de símbolos especiais;
  • Gera gráficos simples e apenas em 2D;
  • Não exibe corretamente conteúdo HTML, colado a partir de sites;
  • Faltou poder - planilhas podem ter no máximo 256 colunas e 400 mil células. Edita arquivos de no máximo máximo 2 MB;
  • Depende de conexão com a Internet, podendo sofrer com a interrupção ou baixa qualidade do serviço. Tende a ter um desempenho ruim em conexões mais lentas.
A principal qualidade é o acesso online, que permite ao usuário acessar seus documentos onde quer que esteja; além de usufruir de um compartilhamento eficiente dos arquivos criados.
Principais Vantagens:
  • Totalmente gratuito, inclusive para empresas;
  • Edição simultânea de documentos por vários usuários; oferece ainda um sistema de bate-papo rápido durante a edição;
  • Armazena todas as alterações feitas e quem as realizou;
  • Salva os arquivos a cada palavra inserida, evitando perdas;
  • Permite criar formulários de pesquisa, anexados às planilhas, e distribui-los facilmente para preenchimento pela Internet.
 A importação e exportação de arquivos pode ser feita tranquilamente e com boa qualidade, dependendo da complexidade do documento. Arquivos repletos de recursos avançados do Word ou Excel, por exemplo, não serão criados ou importados a contento.
 O fato de restringir fortemente o tamanho de documentos e planilhas impede a manipulação de arquivos mais extensos; uma barreira importante para consolidar o pacote no mundo corporativo. 
CONCLUSÕES:
 Diante das vantagens e desvantagens apontadas:
  • Microsoft Office - bom para quem está disposto a pagar a licença e realmente precisa de documentos com visual atraente ou manipular de forma estável arquivos realmente monstruosos, em tamanho ou complexidade (no caso das fórmulas em planilhas).
  • LibreOffice - indicado para quem quer reduzir custos e não precisa de documentos com visual muito elaborado, nem editar arquivos muito grandes. Pode substituir o Microsoft Office tranquilamente, que a adoção seja integral (no caso de empresas), por questões de compatibilidade.
  • Google Docs - primeira opção para quem trabalha com documentos e planilhas simples e deseja acessá-los a partir de qualquer lugar, ou trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas. Nada de anexar documentos em e-mails ou gerar um monte de arquivos duplicados no HD. Os recursos visuais e de processamento não chegam perto das outras ferramentas, mas este provavelmente ainda não é o seu objetivo.
 Com isso, a melhor ferramenta é definida de acordo com as suas necessidades e pelo que você realmente está disposto a pagar por aquilo que precisa. 
 Qual destas ferramentas supre melhor as suas necessidades? Já passou por uma daquelas estranhas migrações de uma ferramenta para outra em empresa? Compartilhe sua experiência nos comentários
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