Na internet, existe um mundo além do facebook e do instagram, há redes sociais que sobrevivem à base de música e serviço de streaming.
É o caso do last.fm, que em 2002 revolucionou o conceito de rede social, ao ser lançado no formato de uma rádio online com uma playlist personalizada que pode ser compartilhada. Que sugere aos usuários novos sons com base nas preferências.
Esta rede faz parte do ranking top 10 do site zero paid, que elegeu as melhores redes sociais ou serviços grátis baseados em música. Veja a lista completa:
SPOTIFY:
Aplicativo para computador que permite reproduzir músicas, sem limites, dos artistas favoritos. Ao contrário da Last.fm ou Pandora, que apenas permitem compartilhar os gêneros favoritos das músicas, Spotify permite selecionar e reproduzir qualquer canção sem ter que pagar um centavo.
Em parceria com Musixmatch foi adicionado a função que exibe letras de músicas no aplicativo. Único ponto negativo é a exibição de anúncios nas contas grátis.
MOG:
MOG Mobile Music ou simplesmente MOG, Possui um catálogo de mais de 15 mil músicas e álbuns completos, que você pode ouvir gratuitamente. Dá para personalizar playlists e pode baixar o app para smartphone e ouvir as listas online. Também oferece transmissões de rádios pelo serviço MOG Mobius
Sendo uma das primeiras redes com serviço de música por streaming, a rede social tem muitos fãs na web. É possível conectar-se com amigos, fazer novas amizades com base em gosto musical, conhecer novos artistas, participar de fóruns.
THIS IS MY JAM:
Rede focada na música que você mais ouve no momento, faça o upload da música e compartilhe com todos. Pode seguir várias pessoas, cada música enviada fica no máximo uma semana no site ou faça o upload novamente. Quando a banda lançar um novo álbum, poderá saber a quantidade de pessoas que adicionaram determinada faixa como preferida.
PANDORA:
Com rádios personalizadas que podem ser criadas de acordo com artista e temas. O programa aceita até 100 estações para que as pessoas possam navegar com streaming de qualidade. Único ponto negativo, os usuários são limitados a 40 horas de reprodução de música, sendo depois necessário pagar uma mensalidade.
THE SIXTY ONE:
Site de streaming de música voltada para ouvir artistas desconhecidos. Além de streaming também os usuários podem voar em seus favoritos, que são colocado em destaques com gráficos de desempenho. Você pode criar listas de reprodução para guardar para mais tarde ouvir ou partilhar.
PING:
Parecido com facebook para o itunes. Pode seguir artistas e amigos para descobrir novos sons baseados no gosto musical.