3Doodler a caneta que transforma desenhos/imaginação em esculturas 3D reais. Desenvolvida pela WobbleWorks, funcionamento da caneta é igual a impressora 3D, pois o processo de impressão é exatamente o mesmo, através de um sistema de superaquecimento e subsequente extrusão de um filete de plástico que brevemente se solidifica.
Uma ponta metálica em constante superaquecimento vai deixando seu rastro de plástico por onde passa. A diferença é que, ao invés de uma estrutura de trilhos é a mão do usuário que leva a ponta da impressão para os caminhos específicos.
A caneta pesa menos que 200 gramas, mede 180 milímetros por 24 milímetros e usa ABS de 3mm como “tinta”. Para usar, basta ligar na tomada, não sendo necessário software e nem computador. A 3Doodler funciona em qualquer superfície, incluindo plástico.
A caneta conta com duas velocidades, para trabalhos de precisão e para traços longos (que cria fluxo inconstante do fio plástico impossibilita a precisão). A gravidade é a principal vilã, sempre. Pois distorce os fios para baixo assim que eles deixam a ponta, assim para criar traçado em curvas é necessário algum tipo de suporte curvo, para que o fio de plástico possa contorná-lo até que endureça.
Quem se interessou pode acessar o site oficial e encomendar uma caneta com 50 cargas de cores por US$ 99. O refil de cada carga custa US$ 9,99. Há ainda um canal no YouTube com o passo a passo da impressões.