Já faz algum tempo que a Microsoft anunciou, mas não custa reforçar o aviso: 8/abril/2014 a companhia encerrará de uma vez por todas o suporte para o Windows XP.
Manter o WinXP instalado no computador é perigoso devido a falta de atualização. A questão, então é agir para evitar algum problema. Confira:
1) Proteção contra programas em execução
Use sandbox, que cria um sistema independente separado do sistema principal onde os programas são executados e monitorados. Qualquer ação maliciosa é imediatamente apagado e informado ao antivírus.
2) Cuidado com plugin Java
Este plugin é muito usado por hackers para invadir sistemas — os relatos de brechas por parte dessa tecnologia são bem numerosos. Se não costuma usar conteúdos que exijam tal complemento, é indicado que o desabilite do navegador.
3) Restrinja ao mínimo o acesso em rede
Afinal, é mais fácil manter o computador protegido se ele não estiver conectado a outras máquinas. Se precisa compartilhar algo, desmarque a opção "Usar compartilhamento Simples" e use as opções de segurança das pastas e adicine o Nome do Usuário que deseja dar permissão.
4) Use controle de aplicações e proteção de execução
Use um sistema de proteção de intrusos (IPS), tipo firewall, e políticas de restrições para impedir a execução de códigos automáticos.
5) Aparelho de proteção física
Caso tenha um dinheiro sobrando, use um Roteador NAT (Network Adress Translation) que irá atuar como um firewall físico.
6) Instale a última atualização disponível
Instale todas as atualizações disponíveis de forma que as máquinas comecem seu ciclo de vida sem suporte protegidas das últimas vulnerabilidades conhecidas.
7) Remova os direitos administrativos
Todos os usuários do Windows XP deveriam fazer isso.
8) Cuidado com links e emails suspeitos
Essas são as duas principais portas de entrada para softwares maliciosos. O IE8 está ultrapassado, instale um navegador alternativo que tenha atualização contante ou navegue na web e acesse emails por dispositivos protegidos. Não clique em link sem saber se ele é realmente confiável.
9) Mantenha os softwares atualizados
Embora o sistema XP não receba mais atualizações, muitos softwares ainda continuaram recebendo atenção de seus desenvolvedores.
10) Monitore a Microsoft
Preste atenção às vulnerabilidades que afetam o Windows Server 2003, porque elas podem afetar o XP.
11) Acompanhe os especialistas
Existe uma grande comunidade de especialistas amantes do XP que manterão o interesse no sistema. Procure acompanhá-los para ficar informado sobre as vulnerabilidades.
12) Instale o protocolo IPv6 para acesar internet
Este adiciona segurança na camada de rede usando o IPSec, fornecendo proteção aos dados quando eles são enviados pela rede. IPSec é um conjunto de padrões da Internet que usa serviços de segurança criptográfica.
Você conhece alguma outra dica contra as pragas virtuais? Já usou aplicativos de proteção? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência.