Ocorreu o "Festival do Açaí Saudável", evento da Prefeitura de Belém do Pará realizado na Estação das Docas. Com objetivo de divulgar as novidades do mercado, além do avanço da cadeia produtiva do açaí.
Foram 17 estandes de órgãos municipais e estaduais, e do setor privado, esclarecendo quais foram as principais mudanças e conquistas alcançadas nos últimos anos em relação ao cultivo e aproveitamento do açaí e apresentando os vários segmentos e oportunidades de negócios que giram em torno do fruto.
Para o secretário municipal de Economia, Marco Aurélio Nascimento, o principal ganho para a população foi a melhoria no controle de qualidade do produto, principalmente após o firmamento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre Ministério Público Estadual e os batedores de açaí e a Associação dos Vendedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel).
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) promove ações educativas e de conscientização sobre as boas práticas do manejo do fruto para os batedores. Para a população em geral, os esclarecimentos ficam por conta dos cuidados com o meio ambiente.
No estande da Sesma houve exibição do filme “Saúde na Estrada”, produzido pela Fundação FioCruz, que trata dos processos de higiene em toda a cadeia produtiva da extração e manejo do açaí. Distribuição de cartazes, folders e outros materiais educativos para os batedores. Nos três dias do evento, a Sesma também orientou sobre tabagismo, humanização e facilitação na emissão da carteira de saúde.
A parte cultural contou com peças, teatro de fantoches, shows musicais e grupos folclóricos, como Frutos do Pará, Banda Nova, Balé Folclórico da Amazônia, Banda Açaí com Pimenta, Grupo de Cultura Iaçá e Edilson Moreno.