RESUMO: EDITAL PRÊMIO FCP INCENTIVO À ARTE E À CULTURA 2023


 A Fundação Cultural do Pará lança o Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023 no valor de R$6 milhões, estratégia para a valorização da inovação e da produção artística/cultural da Amazônia paraense, com 200 propostas a serem premiadas. Nas áreas de artes visuais, teatro, dança, circo, artes musicais e literárias, audiovisual, design e moda, diversidade cultural e transformação social.

 Pessoas que morem no estado do Pará e que tenham idade igual ou superior a 18 anos, podem inscrever as propostas até o dia 2 de fevereiro, através do formulário virtual, disponível aqui.

 A premiação viabiliza a realização de shows, espetáculos, ocupações públicas, mostras, exposições, festivais, concertos, feiras culturais, instalações, exibições, performances, livro de artista, desfiles de moda, produções audiovisuais, produções artísticas para ambiente virtual, narrativas orais, práticas educativas que resultem em um produto físico e/ou virtual, entre outras categorias similares da arte e da cultura (exceto publicação de obras literárias digitais ou impressas). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail editalproducao2023@gmail.com

RESUMO DO EDITAL

Para conferir o edital completo, clique aqui.

ETAPAS DO CONCURSO:
a) Inscrição online (20/12/2022 - 02/02/2023);
b) Resultado inicial da etapa da habilitação tipo eliminatório (FEVEREIRO/2023);
c) Apresentação de recurso da habilitação; até 02 dias úteis após a publicação no DOE (MARÇO/2023);
d) Resultado final da habilitação (MARÇO/2023);
e) Resultado inicial da etapa de seleção (ABRIL/2023);
f) Apresentação de recurso de seleção; até 02 dias úteis após a publicação no DOE (ABRIL/2023);
g) Homologação do resultado final da seleção, convocação para entrega da documentação do premiado (MAIO/2023);
h) Prazo para entrega de documentos do premiado; até 05 dias úteis após a publicação da convocatória no DOE (MAIO/2023);
i) Convocatória para assinatura de contrato (MAIO/2023);
j) Prazo para assinatura de contrato; até 05 dias úteis após a publicação da convocatória no Diário Oficial (JUNHO/2023);
k) Execução e apresentação da proposta; até 80 dias a partir da assinatura do contrato com finalização até AGOSTO/2023;
l) Participação na Mostra Artística (SETEMBRO/2023);
m) Entrega do relatório (SETEMBRO/2023).

ARTES CONTEMPLADAS:
a) Artes visuais: criação em desenho, gravura, múltiplo, pintura, instalação, escultura, objeto, mecanismos de intervenção, livro de artista, sítio específico, arte urbana, arte sonora, novas mídias, fotografia, performance, propostas híbridas, entre outros segmentos não categorizados próprios dessa linguagem;
b) Teatro: criação, produção e circulação de espetáculos e performances, a partir da linguagem do teatro. Incluemse, neste âmbito, propostas artísticas que contemplem as etapas de criação e montagem de espetáculos, intervenção cênica e entre formas de ocupação do espaço público e outros segmentos próprios dessa linguagem;
c) Dança: criação, produção e circulação de espetáculos e performances, a partir da linguagem da dança. Incluemse, neste âmbito, propostas artísticas que contemplem as etapas de criação e montagem de espetáculos, intervenção cênica e entre formas de ocupação do espaço público e outros segmentos próprios dessa linguagem;
d) Circo: criação, produção e circulação de espetáculos e performances, a partir da linguagem do circo. Incluemse, neste âmbito, propostas artísticas que contemplem as etapas de criação e montagem de espetáculos, intervenção cênica e entre formas de ocupação do espaço público e outros segmentos próprios dessa linguagem;
e) Artes musicais: Propostas de gravação de CD, EP, realização de shows, concertos, teatro musical, produção ou registro de escrita musical de forma impressa ou e-book, festivais, fóruns de música e audições, entre outros segmentos próprios dessa linguagem;
f) Audiovisual: criação e apropriação audiovisual, nas esferas da: ficção, documentário, vídeo experimental, animação, videoarte, videoinstalação, vídeo mapping, vídeo performance, videoclipe, cinema expandido, live cinema, entre outros segmentos próprios dessa linguagem;
g) Artes Literárias: exercício da escrita e oralidade poéticas acerca do pensamento para a arte contemporânea em Literatura e seus novos sentidos. As propostas em Artes Literárias não devem resultar em livros digitais e/ou impressos, neste edital, e sim em práticas de produção literária, que podem ser compartilhadas por meio de mídias contemporâneas e/ou novas tecnologias, seminários, rodas de conversa, performances, instalações, exposições, telenovela, rádio, entrevistas, episódios de podcast, jogos literários.
h) Design e/ou moda: Propostas relativas à produção de mobiliários, joias, design de superfície, design gráfico, tipografia, design editorial, design de embalagem, meios interativos, web design/aplicativos, design de jogos, design de interiores, vestuário, acessórios, estamparia, bordados, tingimento, figurino, editoriais fotográficos e desfiles entre outras correlações próprias desta linguagem;
i) Diversidade cultural e transformação social: movimentos de transformação e integração social das pessoas relativas à diversidade sociocultural, ao meio ambiente, a questões de gênero, à participação social, à inclusão das minorias, nas mais diferentes formas de expressão artística em seus múltiplos sentidos. 

SELEÇÃO:
a) CRITÉRIO 1, grau da relevância e criatividade artísticas e culturais da proposta (0 a 20 pontos);
b) CRITÉRIO 2, clareza e consistência da proposta (0 a 20 pontos) - Correlação e pertinência entre justificativa, objetivos e resultados esperados da proposta;
c) CRITÉRIO 3, conformidade com a categoria de premiação e viabilidade de execução do cronograma e gestão do orçamento (0 a 20 pontos) – coerência entre a categoria de premiação e a descrição das despesas, custos financeiros e do tempo do projeto, visando à aplicação adequada do recurso e a boa execução da proposta;
d) CRITÉRIO 4, trajetória artística (0 a 20 pontos) - Apresentação de forma inequívoca das principais atividades artísticas da trajetória profissional do candidato ou coletivo;
e) CRITÉRIO 5, medidas de acessibilidade (0 a 10 pontos) - Serviços e medidas que garantam o acesso aos conteúdos artísticos e culturais a qualquer pessoa, independentemente de sua condição física, comunicacional e intelectual;
f) CRITÉRIO 6, capacidade de difusão e democratização ao acesso à produção artística e cultural (0 a 10 pontos) - Possibilita o acesso à produção artística e cultural pelas diferentes formas de veiculação nos meios de comunicação: rádio, TV, mídia impressa, Internet etc.

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
a) Formulário da proposta artística e cultural;
b) Portfólio Artístico, principais atividades da trajetória profissional do candidato/coletivo;
c) Cópia do comprovante da residência da pessoa física, ou do endereço do mei, ou da sede do grupo, ou declaração de Terceiro para Comprovação de Residência;
d) documento de identidade com foto do proponente individual, ou do representante do grupo/coletivo, ou do titular da empresa produtora (frente e verso digitalizado;
1) Documento somente para mei: certificado de condição de microempreendedor individual com situação cadastral ativa e com indicação expressa das atividades artísticas e culturais, compatíveis com a proposta apresentada.
2) Documento somente para pessoa jurídica: comprovante de inscrição e de situação cadastral ativa da empresa com indicação das atividades artísticas e culturais, compatíveis com a proposta apresentada.
3) D
ocumento somente para grupo: declaração de anuência do coletivo.

EXEMPLO DE PROJETOS

 Vejamos alguns exemplos de projetos:

Pesquisa: INTRODUÇÃO: O artesanato como um símbolo da identidade cultural da região e o seu entrelaçamento com a História, abordando os conceitos de memória local, como a importância do artesanato para a cultura nativa que precisa ser ainda mais trabalhada na comunidade ou em sala de aula, também dialogando com os conceitos de identidade cultural enfocando na necessidade da preservação e reafirmação das raízes, não esquecendo de analisar a relação entre a história local com os PCN’s sendo num ponto de vista pedagógico e sociológico pois, coloca em evidência os alunos como sujeitos construtores da história da sociedade em que vivem.

- OBJETIVO GERAL: Identificar o processo de inclusão do artesanato no cenário histórico da cidade  aplicando em forma de oficina e palestra na comunidade, associação e escola Municipal .

- OBJETIVOS ESPECIFICOS:  Analisar através de textos, jornais, revistas, documentários e fontes bibliográficas como surgiu à ideia do artesanato como identidade cultural no âmbito histórico e o que possibilitou para a inserção dessa arte na própria história da cidade; Discutir o conceito de artesanato, memória e identidade; Levar a uma reflexão aos alunos sobre a importância do artesanato para a cidade .

- METODOLOGIA: Este projeto recorreu a elementos antropológicos e historiográficos a respeito de cultura, artesanato e identidade. De forma complementar foi realizado um levantamento bibliográfico de escritos abrangentes e textos mais específicos sobre os assuntos abordadoss: Jacques Le Goff – História e Memória (1994), Marshall Berman - Tudo que é sólido desmancha no ar (2007), José Luiz dos Santos - O que é cultura (2006), Stuart Hall- A identidade cultural no pós-modernidade (1992), Eunice R.Durham – A Aventura Antropológica (2004).

Em paralelo à leitura, trabalhos mais específicos sobre o artesanato como o Programa SEBRAE Artesanato (2004), Valorização de Produtos Com Diferencial de Qualidade – Lea Magalhães (2006), Revista Especial Casa (2008), Catálogo de Produtos Buriti do Maranhão (2010). Além desses instrumentos de pesquisa também colocou-se em evidência minha experiência como vendedr da Cooperativa de Artesãos , tendo vivenciado esse processo de perto no cotidiano das donas de casa , tecendo o que me coloca no oficio do historiador.

Dança: - INTRODUÇÃO: Partindo da premissa de que a criança necessita de comunicar-se e expressar-se, esse projeto visa trabalhar com a linguagem corporal utilizando diferentes atividades com o corpo, relacionadas também com a literatura e com jogos e brincadeiras retificados englobando-os na dança.

- OBJETIVO GERAL Promover através da dança, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.  A dança possibilita o aprimoramento cognitivo, emocional, social e psicomotor, visando uma aprendizagem integradora e ainda, enfatizando a arte como produto social que contribui para a constituição da proposta de crescimento e desenvolvimento das crianças/adolescentes.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover inclusão cultural e social das crianças inseridas neste projeto; Promover a resiliência social de crianças e adolescentes; Melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes envolvidos.

- PESSOAS BENEFICIADAS: O Projeto têm foco em crianças adolescentes, contudo as famílias também serão beneficiadas, uma vez que estarão envolvidas na discussão dos temas que o projeto desenvolverá.

- PERFIL: O Perfil das crianças atendidas são meninos e meninas que vivem no risco social, e em situação de pobreza. Necessário que as mães possuam o Número de Identificação Social - NIS.

- QUANTIDADE: Serão atendidas diretamente 120 crianças

- METAS: Atender num período de ano 120 crianças,promovendo desenvolvimento integral das mesmas. Minimizar o número de ocorrências envolvendo adolescentes; 70 % de pais e cuidadores atendidos e acompanhados; Rede de Proteção atuando em ações concretas na vida das crianças e adolescentes

- METODOLOGIA: O Projeto será operacionalizado a partir dos 3 eixos: Resiliência, Proteção e Fortalecimento de Vinculo. As atividades devem contribuir para o desenvolvimento dos eixos de forma que desenvolva nas crianças e adolescentes as condições que já possuem, preencha e amplie as condições que não estão completas ou, mesmo, construa as que estão ausentes. A primeira ação do Projeto será um seminário de capacitação da equipe técnica, educadores, coordenadores, parceiros, entidades locais. Na oportunidade todos conhecerão proposta, objetivos, e os passos para que os resultados sejam alcançados. Os temas transversais já previamente programados ajudarão na formação pessoal dos beneficiários, assim todas as aulas, antes do ballet propriamente dito, haverá uma roda de conversa sobre o tema do dia. As aulas serão de 60 minutos, divididos com ações lúdicas e culturais.  O projeto acontecerá duas vezes na semana e no contra turno escolar, e para as crianças do CEMEI será no horário das aulas como disciplina complementar.

Biblioteca: - INTRODUÇÃO: Devido a falta de acesso a bens culturais e de um espaço de leitura na comunidade, decidimos subverter a visão tradicional de uma biblioteca e pular os muros da Escola, transformando-a quase em uma biblioteca comunitária. Com  a ausência de praças, quadras esportivas e bibliotecas estaduais da região, a forma  que  encontramos de levar a leitura e a literatura para a comunidade, através  dos alunos bibliotecários e suas sacolas "Biblioteca da vizinhança.

- OBJETIVO GERAL: Disponibilizar um qualificado acervo literário nacional e estrangeiro a  toda a comunidade escolar e comunidade  do entorno da Escola em geral, incentivando-os a à leitura e à  busca de novos livros na biblioteca da Escola.

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Possibilitar o acesso da comunidade escolar e em geral aos livros de literatura nacional e estrangeira; Conscientizar as pessoas sobre a importância da leitura, bem como suas implicações na formação de um sujeito crítico e participativo; Possibilitar às pessoas a vivência de mediadores dde leitura. 4. Aproximar os livros dos leitores fora do âmbito escolar. 5. Despertar e ou desenvolver o gosto pela leitura e pela literatura.

- METODOLOGIA: O porquê das coisas – serão textos apresentados em linguagem verbal e não verbal, sobre as datas comemorativas explicando dados históricos relevantes e curiosos, de acordo com o nosso acervo. Semana da Saúde – Intervenção artística na sala de leitura com cartazes, painel e Hemeroteca atualizada sobre o assunto. Uso de obras como livros didáticos de Ciências Biológicas, saúde no trabalho, jornais e revistas. Oficina de pintura e equilíbrio, com livros sobre pintura para adultos, alivia o estresse; Divulgação do evento pela escola. Semana de Meio Ambiente - interferência com cartazes, painel, hemeroteca atualizada sobre o assunto. Quiz educativos com os alunos. Semana de provas – acontecerá durante o período de provas da U.E e será disponibilizado bibliografia pertinente para os estudos, em parceria com os professores. Semana do Folclore - fomentará exposição de cartazes sobre o folclore brasileiro, apresentação de obras do acervo da biblioteca do folclore brasileiro; intervenção no espaço sala de leitura com literatura em cordel. Cantinho do Vestibular – espaço destinado aos vestibulandos, contendo informações sobre datas, provas e bibliografia exigida nos Exames. Exposição de literatura vinculada, facilitando aos alunos concluintes do Ensino Médio a centralização de dados importantes. Oficina de leitura e produção de texto - As oficinas serão oferecidas para os alunos dos 3º anos, visando o preparo para Enem e Vestibular, utilizando jornais, revistas, livros didáticos, entre outros materiais do acervo. Café Literário/ Filosófico – promoção de debates de ideias e possíveis propostas para redações de Vestibulares e Enem, de forma multidisciplinar, agregando professores de diversas áreas. Datas comemorativas sempre serão desenvolvidas atividades com a utilização da hemeroteca, apresentação do acervo da biblioteca para cada evento comemorado, intervenção na sala de leitura e espaço escolar com cartazes, painéis, oficinas, entre outros.

Futebol: - INTRODUÇÃO: Democratizar a prática do futebol feminino na região; Projeto intitulado: Entre-Linhas: visa tanto atender as acadêmicas dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia da instituição, como promover a participação da comunidade em geral, oportunizando um espaço para a prática do esporte e integração social, bem como estreitar a relação de diálogo com mulheres da comunidade e acadêmicas da instituição.

- OBJETIVO GERAL: promover por meio de ações sistematizadas semanalmente, a prática do futebol para mulheres jovens e adultas independente da sua experiência com o futebol. 

- OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Aprendizagem e aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos e táticos do futebol; socialização das acadêmicas e Das mulheres da comunidade por meio da prática do futebol; Promover a desmistificação ainda existente da presença feminina na prática do futebol e compreender as relações constituídas historicamente entre a mulher e o esporte.

- METODOLOGIA: As aulas ocorreram duas vezes por semana, com duração de 60 minutos de aula nos turnos matutino e vespertino, em que buscou por meio de trabalho individual, em pequenos grupos e grandes grupos, a partir do nível de cada aluna trabalhar os fundamentos do futebol, respeitando as individualidades e limites das participantes. Com isto visamos garantir a participação das mesmas na aprendizagem dos fundamentos técnicos e táticos do futebol, bem como o incentivo, a socialização e o envolvimento de todas em cada etapa das aulas. As aulas aconteciam no campo de futebol da ESEFFEGO com experiências de ordem prática contextualizando o futebol, tendo em vista a melhor compreensão das participantes em relação ao mesmo em relação aos aspectos dos fundamentos técnicos e táticos desta modalidade.  

SERVIÇO: Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura
Inscrição: 20/12/2022 até as 23h59 de 02/02/2023, formulário de inscrição;
Formulário da proposta artística/cultural;
Portfólio artístico;
Declaração de Anuência do Coletivo Cultural;
Mais informações: editalproducao2023@gmail.com
Site da FCP;
Edital FCP.









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