O mercado de aparelhos vestíveis/acessórios tecnológicos está crescendo. Um dos segmentos que mais chama atenção é o de relógio inteligente (Apple Watch e Android Wear). Muitas das funções estão ligadas ao mercado esportivo, como: medidores de batimentos cardíacos, rastreadores de atividades.
O problema é que a duração das baterias dos smartwatches impede que eles sejam usados em grandes períodos. Mas pensando em acabar com esse problema, reunindo uma série de funções e ainda oferecendo muito mais para os consumidores, uma empresa Fitbit lança o Ionic ou Surge, um relógio inteligente focado em fitness.
Se você quer mais do que um medidor de distâncias, o Surge pode resolver seus problemas com bastante facilidade. Além de realizar os rastreamentos de quanto o usuário percorreu usando o GPS, também informa o tempo percorrido em cada atividade, indica a quantidade e a angulação das elevações no caminho e ainda faz médias do ritmo.
O visor do relógio também permite que as rotas predeterminadas sejam mostradas no aparelho, sendo possível modificar caminhos e ter acesso a relatórios com gráficos durante os exercícios. Basta deslizar o dedo sobre a tela para exibir as informações.
Muitos aplicativos fitness nos smartphones calculam a quantidade média de calorias gastas em cada atividade. O problema é que são cálculos insertos baseados em pesos e alturas médios em relação à distância e tempo, diferentes da realidade de acordo com a atividade metabólica e batimento cardíaco de cada indivíduo. Assim, aparelhos que possuem medidores de batimentos podem dar informações bem mais completas, por isso o relógio Surge vem com medidor cardíaco diretamente no pulso, sem precisar de outro acessório.