ADICIONANDO INTERNET NAS COISAS COM A PLACA WEIO E HTML5
Atualmente a onda é chamada de "internet das coisas" (do inglês, "internet of things" - IoT) conectar a internet objetos usados no diariamente, como roupas, carros, eletrônicos. E tirando proveito disto diversos fabricantes lançam novas ferramentas e soluções no mercado, para serem usadas por nerds entusiastas, inventores fazedores (makers) até profissionais.
Existe o famoso Arduino, uma plataforma open source projetada facilitar a criação de eletrônicos, para os mais variados usos. Seguindo essa linha de facilitador e abraçando a idéia do IoT, foi lançado o novo hardware WeIO, projetado por Drasko Draskovic em parceria com a empresa de computação física 8devices (criador do hardware Carambola2) e design de produto Nodedesign.net, com objetivo de aproximar as coisas da Web.
Existe o famoso Arduino, uma plataforma open source projetada facilitar a criação de eletrônicos, para os mais variados usos. Seguindo essa linha de facilitador e abraçando a idéia do IoT, foi lançado o novo hardware WeIO, projetado por Drasko Draskovic em parceria com a empresa de computação física 8devices (criador do hardware Carambola2) e design de produto Nodedesign.net, com objetivo de aproximar as coisas da Web.
APLICAÇÕES DE QUALIDADE SEM ESFORÇO:
Pensando no IoT o WeIO tem embutido uma interface de programação (IDE e API) completa com editor de código Ace (com recursos parecidos com Sublime, vim e TextMate), acessível via navegado (WeIO IDE na porta 8080 http://10.0.0.1:8080 ou http://weio.local:8080 e app do usuário na porta http 80 ), que trabalham com as linguagens de programação Python 2.7 e JavaScript. A ideia é que o novo gadget possa ser controlado pelo celular com poucas linhas de código, com aplicativos em HTML5 (com jQuery e Bootstrap embutidos). Aplicações puramente Web que interajam com hardware (JTAG para AR9331; JTAG para LPC11xx).
Uma funções interessantes do editor é: Statistics, que fornece informações da WeIO em execução, tais como quantidade de memória RAM disponível, uso de CPU, visualização em tempo real das conexões da placa (entradas e saídas são monitoradas); Network Configurator responsável pela rede (Ethernet ou Wifi); WebScope, osciloscópio que exibe gráficos das entradas analógicas e digitais, para prototipagem rápida e integração de produto final, fornecendo meios para entendimento da eletrônica real.
CONEXÕES FÍSICAS E ETÉREA:
Uma grande vantagem do WeIO está na conectividade. Um dos módulos mais procurados da plataforma Arduino são as placas que adicionam conectividade de rede (Ethernet Shield e Wi-Fi Shield), pois mais interessante do que fazer um novo hardware, é poder controlá-lo via rede.
O WeIO é uma união de um processador de rede sem fio Wi-Fi 802.11 bgn (Qualcomm AR9331) com um processador ARM Cortex M0 de 400 MHz (LPC11Ux). O chip tem 16 MB de armazenamento e 64 MB de memória RAM.
As conexões físicas são: 32 pinos GPIO (1 UART); 2 x pinos de interface serial síncrona (SPI); 1 x conexão de interconexão (I2C); 8 x pinos ADC (10 bits de precisão); 6 x pinos PWM (16 bits de precisão); 2 x portas USB; 1 x mini USB (FDTI); 1 x interface Ethernet; 1 x termômetro (LM75), e; 1 x LED RGB.
DESENVOLVIMENTO EM COMUNIDADE:
Plataforma Open source significa desenvolvimento coletivo, assim quanto mais aberto/livre, maior é a possibilidade de integração com qualquer coisa. O código fonte do WeIO está integralmente no repositório de códigos Github.
O sistema operacional escolhido é um Linux OpenWRT (kernel 3.7.9), utilizado para modificar roteadores domésticos. O robusto servidor web Tornado, escrito em Python. O sistema é pré-configurado para execução eficiente, vem acompanhado com um conjunto de ferramentas para construção das aplicações:
- Suporte a compartilhamento SAMBA;
- IDE online para desenvolvimento de software embarcado e interface de usuário;
- Servidor Tornado, escrito em Python, com suporte a WebSockets;
- Python 2.7 com utilitários pip e easy_install para fácil integração e instalação de bibliotecas e componentes adicionais;
- Bootstrap e jQuery instalados para o desenvolvimento das aplicações Web;
- Demais características podem ser vistas na página específica do projeto.
Plataforma vendida no valor de U$25 dolares no site da 8devices.
ESPECIFICAÇÕES DE HARDWARE:
Processador, Memória e Armazenamento:
- SoC Atheros AR9331 operando a 400MHz;
- Sistema Operacional OpenWRT com Linux Kernel 3.7.9;
- 16MB de memória Flash e 64MB de memória RAM DDR2;
- Coprocessador LPC11xx ARM Cortex-M0 para I/Os analógicas e interface de hardware em tempo real.
- WeIO possui entrada para cartão microSD. Não é informado o limite de memória suportada.
Comunicação e Entrada/Saída:
- 32x GPIO;
- 1x UART;
- 2x SPI;
- 1x I2C;
- 8 canais de conversão analógico-digital com 10bits de precisão;
- 6 canais PWM com precisão de 16bits;
- 2 portas USB Host;
- 1 adaptador miniUSB FTDI Serial-USB para debug de sistema;
- 1 interface Ethernet na parte inferior da placa.
Sem Fio:
- WiFi 802.11 b/g/n 2.4GHz integrada ao SoC AR9331;
- Modo simultâneo de AP e STA;
- Interfaces virtuais WLAN para topologias de redes complexas.
Sensores:
- LED RGB conectado a 3 saídas PWM;
- Termômetro digital LM75.
Operação e Alimentação:
- Tensão de operação de 3.3V;
- Sinais GPIO com tolerância de 5V;
- Fonte de alimentação externa de 5V.
Fontes: WeIO, WeIO Features, Nodesign, Enbarcados, TIsystem, NewsStack.