Nem sempre a data de validade é suficiente, e a farejada do nariz nem sempre funciona. Agora, um gadget promete apontar com exatidão se a comida está ou não estragada. O aparelho portátil chamado FoodSniffer, afirma que tem a capacidade de "farejar" gases indetectáveis ao nariz humano.
Através de sensores ele detecta a temperatura e a umidade de carnes cruas, e também a amônia e outros compostos orgânicos perigosos no alimento. O resultado é transferido para o seu celular, que informa o status da comida.
Para fazer a análise, basta segurar o aparelho perto da comida e apertar um botão. Segundo o inventor, é possível detectar 100 diferentes compostos orgânicos, o que daria ao aparelho uma precisão próximo de 90%.
O jornal "Daily Mail" testou e obteve ótimos resultados. As almondêgas cujo rótulo indicava o vencimento para aquela data tinham cheiro agradável segundo a jornalista, mas foram classificadas como estragadas pelo aparelho. Já a carne picada vencida a três dias, apareciam como frescas e boas para o consumo segundo o gadget.