Os quatro pilares da tecnologia que mais estão em vigor no momento devem se manter firmes em 2014, dê acordo com analise da Frost & Sullivan.
Temas como: mobilidade; computação em nuvem; análise de dados; redes sociais de nicho continuarão sendo a base para diversas tendências globais. Saiba algumas das principais tecnologias que estarão em alta.
MOBILIDADE E AGREGAÇÃO:
MOBILIDADE E AGREGAÇÃO:
Com toda certeza, mais de 50% dos celulares habilitados no mundo serão smartphones. Com isso, os investimentos em 4G continuarão fortes para atender a demanda de dados dos usuários que serão mais exigentes. Há ainda uma projeção da consolidação do NFC (Comunicação de Campo Próximo) graças ao aumento de serviços de pagamentos usando smartphones e nuvem.
COMPUTAÇÃO EM NÚVEM:
COMPUTAÇÃO EM NÚVEM:
A construção de datacenters continuará acelerada devido ao aumento da demanda pelo modelo de nuvem. Essa "febre" por cloud trará um efeito no desenvolvimento de aplicações corporativas, que irá aumentar ainda mais em 2014. Atualmente o mercado gira em torno de SaaS (software como serviço) e IaaS (infraestrutura como serviço), mas acredita-se que a PaaS (plataforma como serviço) ganhará força, especialmente nos Estados Unidos. Em terras locais, o IaaS ainda terá grande espaço. Devido as empresas brasileiras que tinham um plano de expansão de longo prazo tiveram de adiar as contratações de serviços, pois cresceram em 6 meses o que planejaram crescer em 2 anos.
ANÁLISE DE DADOS E ESTATÍSTICA:
ANÁLISE DE DADOS E ESTATÍSTICA:
Desde 2011 o termo ‘Big Data’ esta em vigor nas corporações e imprensa. Mas em 2014 as ferramentas de coleta e análise de dados devem se consolidar, por exemplo a análise preditiva, que faz projeções de cenários e tendências futuras, deverá ser a mais procurada. Junto dela a ‘Security Analytics’ entrará de carona no cenário. Empresas fornecedoras irão preparar o mercado para este tema, tentando atender as demandas que chegarão a partir do próximo ano.
REDES SOCIAIS ESPECIALISADAS:
REDES SOCIAIS ESPECIALISADAS:
As redes sociais que focam em assuntos específicos ou populares como, por exemplo, o Lulu, ganharão destaque em 2014. Porém o Facebook não perderá espaço para as novas redes, devido o investimento em marketing digital atualmente ser mais importante dentro das empresas, que devem utilizar mais as redes para reduzir custos com campanhas ou pesquisas, e tornar os produtos/serviços mais necessários e assertivos.