Carro muda de cor conforme o humor do motorista.
A Toyota apresenta no 43º Salão Internacional do Automóvel de Tóquio, com início em 20 de novembro, seis novos conceitos que ilustram a filosofia Fun to Drive, Again, e fazem parte da mobilidade do futuro que pretende aumentar a interação entre homem e máquina.
O destaque da montadora é o FV2, um conceito que expressa literalmente a nova filosofia, onde o destaque é a mudança de cor da carroceria enquanto você dirige. Isso é possível devido a tecnologia de realidade aumentada, que usa reconhecimento de voz e de imagem do rosto para determinar o humor do condutor e projetar na carroceria novas cores e formas.
Mas as inovações não acabam ai, o veículo é operado por meio dos movimentos corporais do motorista, em vez de direção convencional. Além disso, sua tecnologia permite conexão com outros carros, obtenção de informações em tempo real do tráfego e avisos sobre veículos em pontos cegos e cruzamentos a fim de evitar acidentes. sugere destinos e modos de direção para auxiliá-lo.
OUTROS CONCEITOS:
FCV: possui células de combustível, uma bateria, um motor e dois tanques de hidrogênio de alta pressão, localizados debaixo da carroceria. Os tanques alimentam as células com hidrogênio e o transforma em energia para o motor, que também carrega a bateria. Após as reações químicas ocorridas na célula, o hidrogênio entra em contato com o oxigênio da atmosfera e se transforma em água, única emissão do veículo.
O carro tem autonomia de no mínimo 500 km e é reabastecido em cerca de três minutos, aproximadamente o mesmo tempo gasto por um veículo movido a gasolina. Com sua bateria e seus tanques totalmente carregados, o Toyota FCV é capaz de fornecer eletricidade suficiente para atender às necessidades diárias de uma casa japonesa de médio porte, por mais de uma semana.
Aqua G: Com lançamento marcado para o fim deste mês no mercado japonês, o Aqua G Sports é um modelo da família Prius.
FT-86: O conceito FT-86 Open foi desenvolvido para explorar futuras variações de carros esportivos. Com capota de acionamento elétrico, o veículo tem como filosofia a emoção e o prazer ao Dirigir. A cor "Flash Red" foi criada especialmente para o Salão de Tóquio.
i-Road: O Toyota i-Road é um modelo ultracompacto, que oferece a conveniência de uma moto e o conforto e a estabilidade de um carro. Com comprimento de 850 mm e cabine fechada, o conceito adota um sistema recém-desenvolvido, que levanta e abaixa as rodas dianteiras, para otimizar automaticamente seu ângulo, garantindo rodagem estável e sensação inédita de unidade.
A partir do próximo ano, o Toyota i-Road irá circular no Hamo, sistema de transporte urbano integrado, na cidade de Toyota no Japão, bem como em um projeto de veículos elétricos ultracompactos em Grenoble, na França.
JPN Taxi: Por fora, seu design remete a um monovolume, destinado ao consumidor que busca um carro para a família. Na parte interna, os passageiros têm ampla entrada e saída pela porta de correr elétrica. O projeto aproveita ao máximo o espaço, e esbanja conforto, especialmente para idosos e crianças. Além do entre-eixo de 2.750 mm, o chão do veículo é praticamente plano, e as medidas permitem deslocamentos sem esbarrar nos assentos e nas portas.
Um grande monitor fornece informações aos passageiros, tais como a rota e as tarifas de táxi. O ar-condicionado e a iluminação também foram ajustados para deixar o ambiente mais confortável possível.
O Toyota JPN Taxi utiliza um novo e econômico sistema híbrido de gás liquefeito de petróleo (GLP), com excelente desempenho ambiental. Como forma de integrar os táxis ao sistema de transportes do país, o modelo foi desenvolvido em parceria com o Ministério de Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.
Voxy e Noah: são minivans espaçosas de última geração, que proporcionam o espaço interior necessário para famílias, e economia de combustível. Seus lançamentos estão previstos para o início de 2014, no mercado japonês.
Ambos possuem versões com motor 2.0 L, movido a gasolina, e 1.8 L, com sistema híbrido. Nos modelos com motores a combustão e elétrico, o melhor posicionamento da bateria permite manter o espaço útil de uma minivan, além de alcançar eficiência no consumo de combustível. O Toyota Noah possui dimensões mais compactas, se comparadas ao de sua companheira Voxy, porém ambas têm o mesmo entre-eixo de 2.850 mm.