COMEMORAÇÃO DOS 300 ANOS DO ARQUITETO ANTÔNIO LANDI

UFPa celebram o nascimento do arquiteto italiano Antônio José Landi

CAMPANHA LANDI 300 ANOS:

 Para celebrar os 300 anos de nascimento de Landi (arquiteto com marcante atuação na amazonia) o Projeto Fórum Landi iniciou uma campanha. Que os visitantes das obras de Landi fotografem e publiquem suas fotos com a hashtag comemorativa #Landi300Anos para homenagear o artista. 

 Pois no dia 30 de outubro, em Bolonha, haverá a projeção pública de todas as fotos da hashtag na festa de homenagem a Landi.
ARCO TRIUNFAL:

 Ainda em comemoração, a Praça da República em Belém, recebe a réplica do Arco Triunfal (projeto da UFPA em parceria com SECULT), que ficará exposta no local até o próximo dia 6 de setembro. Em seguida irá para o campi da UFPA, onde ficará até outubro.

 O Arco triunfal representa a arquitetura efêmera usada por Landi, este seria construído em Belém em homenagem ao então rei de Portugal, Dom José I, por um costume herdado desde os tempos romanos, quando essas obras eram dedicadas aos imperadores.

 A obra projetada e no século XVIII deveria fazer parte do conjunto que estaria edificado em frente ao Palácio dos Governadores, mas nunca foi erguida em razão de um desacordo entre Landi e o engenheiro-mor das obras da coroa.
Arco Triunfal do Projeto Fórum Landi/UFPA
BIBLIOTECA VIRTUAL:

 Dando continuidade às comemorações, uma biblioteca virtual foi elaborada com mais de seis mil títulos do autor, entre imagens e textos. O visitante do arco poderá, ainda, com a ajuda da tecnologia, acessar outras informações sobre o arquiteto homenageado e suas obras.

 Foi introduzido um aplicativo na ferramenta Google maps, que, ao ser acessado, informará ao usuário o local onde ele se encontra, no momento, e o trajeto que ele deve fazer para chegar ao Arco Triunfal, (localizado em frente ao Theatro da Paz em Belém).

 Ainda por meio de outro aplicativo, que usa a tecnologia realidade aumentada, o visitante poderá, com um smartphone equipado com câmera e acesso à internet, focalizar um ponto na obra e receber informações detalhadas sobre o monumento.

LANDI E A AMAZÔNIA:

 O arquiteto Landi atuou como naturalista amador, sendo o pioneiro no desenho da flora e a fauna amazônica. Mas ficaria conhecido pelo plano urbanístico da cidade de Belém traçando fachadas, prédios, porto, praças e demais desenhos arquitetônicos.

 Sua presença significou a introdução de formas e concepções técnicas e artísticas novas para o Brasil daquela época, e a feliz convergência de estilos em voga na Itália e em Portugal, sem esquecer a íntima correlação entre a arquitetura e o meio. 

 Abaixo a relação das obras de Landi em Belem:


Comentários
0 Comentários

Postar um comentário